CompararComparando ...

Seat apresenta Leon ST

Artigo
Seat apresenta Leon ST

A Seat acaba de apresentar a Leon ST, a derivação carrinha do popular familiar compacto espanhol e terceiro membro da respectiva gama, completando uma oferta onde já marcavam presença as versões de cinco portas e de três portas (esta última denominada SC).

Tendo por base (em termos estéticos como mecânicos) a terceira geração do emblemático Leon, mas contando com mais 27 cm de comprimento do que a versão de dois volumes (para um total de 4,5 metros), o destaque principal da Leon ST (Sport Tourer) vai – obrigatoriamente – para a secção traseira, onde pontifica uma bagageira com 587 litros de capacidade, extensível até uns impressionantes 1470 litros através do rebatimento do banco traseiro.

Merece ainda destaque nesta variante, cuja chegada ao mercado está prevista para o final do ano, a inclusão de várias tecnologias de série, de que são exemplos o cruise-control adaptativo ou o também adaptativo controlo electrónico do amortecimento.

A gama de motores é composta por unidades Diesel e a gasolina, com capacidades que vão dos 1,2 litros aos 2,0 litros, e potências que se situam entre 105 cv e 184 cv, sendo que todas dispõem de sobrealimentação e injecção directa de combustível, bem como de sistemas start/stop e de recuperação da energia da travagem.

Estes últimos dispositivos concorrem de forma decisiva para a eficiência energética, sendo anunciados valores de 4,1 l/100 km e 4,4 l/100 km como médias de consumo para os motores a gasolina de entrada de gama, respectivamente o 1.2 TSI de 105 cv e o 1.4 TSI de 140 cv – ficando a oferta a gasolina completa com o 1.8 TSI de 184 cv, apenas disponível com o nível de equipamento FR.

Quanto às propostas a gasóleo, a Seat não anuncia o consumo do motor de entrada de gama, o 1.6 TDI de 105 cv, mas apenas o do 2.0 TDI, de 150 cv e 320 Nm, que emite 106 g/km de CO2 e promete oferecer um consumo misto de 3,4 l/100 km. A variante mais potente deste motor, com 184 cv e também disponível apenas no nível FR, oferece 380 Nm de binário e anuncia 3,5 l/100 km de consumo combinado.

Para tais valores, além das várias tecnologias já descritas, concorre o peso desta carrinha, diminuído em 45 kg face à variante de cinco portas, para um total de 1233 kg, o que faz desta a proposta mais leve do seu segmento.

[doptg id=”20″]

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon