CompararComparando ...

Volvo Concept Coupé desvendado

Artigo
Volvo Concept Coupé desvendado

Para dar a conhecer as possibilidades de design oferecidas pela filosofia SPA (Scalable Product Architecture) de construção de automóveis, a marca escandinava acaba de dar a conhecer o Volvo Concept Coupé, o primeiro de três protótipos criados para este fim e que aponta para as linhas que seguirão os modelos da Volvo a partir de agora, começando na próxima geração do XC90, que será conhecida em 2014.

O Volvo Concept Coupé – que deverá marcar presença no stand da marca no Salão de Frankfurt – tem o seu maior impacto quando visto de perfil. A distância entre o tablier e o eixo dianteiro cresceu e o habitáculo encontra-se mais atrás na estrutura do automóvel. Isso dá origem a um capot comprido, mas que também é baixo, o mesmo acontecendo com a linha do tejadilho. Além destes elementos, as jantes de cinco raios e 21” e a linha de cintura elevada dão a este protótipo a aparência de um Grand Tourer.

Volvo Concept CoupéA dianteira é nova, mas transmite a herança do design escandinavo da Volvo, merecendo especial destaque as luzes de dia em forma de T que emolduram a grelha flutuante e que farão parte da futura assinatura Volvo. O construtor do Norte da Europa deu especial atenção às luzes, com a traseira a apresentar uns grupos ópticos em forma de C invertido.

A cor cinzenta do exterior tem eco no habitáculo, onde pontuam o painel de instrumentos com acabamentos em couro, acabamentos em madeira naturalmente envelhecida e uma alavanca da caixa de velocidades em cristal. Ainda no interior, este concept apresenta uma visão totalmente nova da interacção homem/máquina centrada na experiência do utilizador. Na consola central, o ecrã táctil de grandes dimensões está ligado a um display adaptativo e sistema heads-up à frente do condutor para que este nunca se distraia da sua função principal.

O Volvo Concept Coupé está, de acordo com a marca, preparado para uma condução 100% autónoma, um objectivo de há muito do construtor escandinavo, que introduzirá a sua primeira tecnologia de condução autónoma em 2014, não estando certo, no entanto, em que modelo isso acontecerá.

Com uma motorização híbrida, este protótipo promete prestações ao nível de um V8. Para tal combina um motor de 2,0 litros e quatro cilindros da família DRIVe com um motor eléctrico montado no eixo traseiro, o que lhe permite usufruir de um total de 400 cv de potência e 600 Nm de binário máximo.

[doptg id=”55″]

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon