CompararComparando ...

Nissan estreia novo X-Trail

Artigo
Nissan estreia novo X-Trail

A Nissan escolheu o Salão de Frankfurt para apresentar a nova geração do X-Trail, um modelo totalmente novo, cuja pretensão, de acordo com os seus responsáveis, é redefinir o segmento dos SUV compactos e em que um dos principais motivos interesses reside no facto de ser o primeiro modelo da casa nipónica a ser desenvolvido sobre a nova plataforma CMF (Commom Module Family) da aliança Renault-Nissan – uma solução que permite que uma mesma plataforma seja utilizada para uma miríade de veículos de bastante diferentes entre si, um pouco à semelhança do que já tem em prática há algum tempo o Grupo VW (mas, aqui, com a diferença das principais cotas variarem atrvés, não do alargamento/encurtamento da plataforma, mas da utilização de diferentes módulos consoante o fim pretendido).

Com previsão de comercialização em 190 países a partir de Julho de 2014, altura em que iniciará a sua vida comercial, o X-Trail da nova geração começa por se destacar pelo aspecto exterior, em que se identifica a mistura de traços dos vários crossovers da Nissan. Daqui resulta um visual mais fluido e dinâmico do que no anterior modelo, capaz de combinar linhas musculadas e esculpidas, aliadas a algumas características típicas das propostas da casa japonesa – como os grupos ópticos traseiros em forma de boomerang, as luzes diurnas por LED e o formato característico do pilar D. Os faróis dianteiros por LED fazem parte do equipamento de série, tal como as jantes de liga leve de 19”.

O habitáculo, proposto em versões de cinco e sete lugares, oferece acabamentos em “piano black”, superfícies metálicas e cromados, estando os estofos em pele com costuras contrastantes no rol dos opcionais. O acesso aos bancos da terceira fila, mais elevados para potenciar o espaço, é feito através de portas com uma abertura de cerca de 80º, além de que estes benificiam ainda do aumento da distância entre eixos, o que deixa mais espaço para os joelhos dos eus ocupantes. A bagageira oferece um piso duplo de carga e é acessível através de um portão operado electricamente e por controlo remoto.

109411_1_5 (Small)

O novo X-Trail será o primeiro modelo da Nissan a beneficiar da última geração do sistema de infoentretenimento NissanConnect, que usa aplicações que abrangem música, redes sociais, entretenimento e viagens, acessíveis através de um ecrã táctil a cores de 7”. Do sistema fazem ainda para o sistema mãos-livres por Bluetooth e as entradas Aux-in e USB.

Sem dar nenhuma informação acerca dos motores do X-Trail (apenas que serão de menor cilindrada que os actuais), a Nissan revela que a nova geração deste SUV compacto adoptará o sistema electrónico de gestão da tracção electrónico ALL MODE 4x4i, operado através de um interruptor rotativo na consola central, que permite escolher entre tracção dianteira e os modos Auto ou Bloqueio.

O modo Auto, seleccionado por defeito, monitoriza constantemente a posição do acelerador, a rotação do motor e o binário para antecipar as perdas de tracção e distribuir o binário entre os eixos dianteiro e traseiro, a velocidades de até 80 km/h. Acima dessa velocidade, o sistema reage directamente à patinagem das rodas, passando o binário para o eixo traseiro para restaurar a tracção conforme necessário. A baixa velocidade, o modo Bloqueio pode ser seleccionado para fornecer tracção integral permanente ao X-Trail.

Para apoiar o condutor existem ainda quatro sistemas: o Active Ride Control, que monitoriza a superfície da estrada para detectar ondulações que podem afectar a oscilação da carroçaria, actuando sobre o amortecimento para compensar; o Active Engine Brake, que aproveita a transmissão automática Xtronic para aumentar automaticamete o travão-motor nas curvas, garantindo maior controlo e menor desgaste dos travões; e o Active Trace Control, que usa sensores para monitorizar a velocidade, o ângulo da direcção, a posição do acelerador e o esforço de travagem para travar as rodas individualmente, conforme necessário, reduzindo a subviragem e ajudando o condutor a realizar um trajecto mais seguro nas curvas. Por fim, o novo X-Trail beneficia dos sistemas de apoio aos arranques em subida Uphill Start Support (USS) e de controlo de descidas acentudas, Hill Descent Control.

[doptg id=”66″]

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon