CompararComparando ...

Lexus GS-F esperado em 2015

Artigo
Lexus GS-F esperado em 2015

[doptg id=”81″]

Parece que o RC-F Coupé não é o único modelo que a divisão desportiva F da Lexus tem na manga para os próximos tempos. O construtor japonês estará a preparar também uma versão mais aguerrida da berlina GS, provavelmente com o objectivo de se bater com o BMW M5.

Depois de um primeiro avistamento em terrras germânicas, ainda dentro de uma garagem e com os engenheiros nipónicos a tentarem a todo custo impedir as fotos, eis que aquele que deverá tornar-se o GS-F foi encontrado a testar as suas capacidades dinâmicas no mítico traçado do Nordschleife, em Nürburg.

Sem nenhuma camuflagem, o que pode indicar uma apresentação mundial a acontecer a breve trecho – possivelmente, já no salão de Detroit, em Janeiro – esta unidade de testes aparentava ser, à primeira vista, uma berlina GS com o pacote desportivo F instalado, mas um segundo olhar descobre vários itens reservados aos modelos F da marca nipónica, como a quádrupla saída de escape, o deflector dianteiro, as jantes de design exclusivo e os travões carbocerâmicos.

Ainda não tinha saído da garagem, mas o difusor traseiro e a quádrupla saída de escape já indiciavam muita potência...

Ainda não tinha saído da garagem, mas o difusor traseiro e a quádrupla saída de escape já indiciavam muita potência…

Também são indicadores desta vertente verdadeiramente desportiva a mais baixa altura da suspensão e o difusor traseiro, a par do deflector traseiro colocado no topo da mala e das entradas de ar de maiores dimensões que se encontram nos dois lados do pára-choques dianteiro.

Depois de a Lexus ter afirmado que o complicado processo de produção da fibra de carbono usada pelo LFA seria utilizado noutros modelos, não é fácil descortinar onde melhor iniciar essa aplicação do que no GS-F. Por isso, também não será difícil prever que a variante mais aguerrida da berlina japonesa utilize esta fibra de carbono em alguns dos seus painéis, ajudando também à sempre importante tarefa de reduzir o peso.

Quanto a motores, as opiniões divergem, surgindo teorias que apontam para a utilização de uma versão menos potente do V10 que equipa o LFA. No entanto, o mais crível será que seja utilizada uma versão do motor V8 de 5,0 litros destinado ao RC-F Coupé.

Trata-se de uma evolução da unidade de 5,0 litros encontrada no IS-F, que, no caso do GS-F, deverá oferecer uma potência na ordem dos 465 cv, cerca de mais 40 cv do que actualmente debita no IS-F (potência que, de resto, deverá manter-se quando for instalado no RC-F).

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon