CompararComparando ...

BMW X5 eDrive será realidade

Artigo
BMW X5 eDrive será realidade

[doptg id=”162″]

Depois de o X5 eDrive Concept ter sido apresentado no Salão de Frankfurt em Setembro passado, e de, na altura, a BMW ter afirmado que este protótipo híbrido plug-in não passaria de um estudo, eis que as primeiras imagens de uma unidade de testes provam que a marca bávara pretende levar o X5 por caminhos mais amigos do ambiente. E a julgar pela ausência de camuflagem, não seria de espantar que esta nova declinação do SUV alemão pudesse chegar aos concessionários mais para o final do próximo ano depois de uma estreia mundial no Salão de Paris de 2014.

O protótipo apresentado em Frankfurt era animado por um motor turbocomprimido com quatro cilindros em linha – com uma potência desconhecida –, que se aliava a um motor eléctrico com 75 cv de potência colocado entre o motor de combustão e a transmissão. Na altura, a BMW anunciou uma autonomia de 30 km em modo 100% eléctrico, a velocidades de até 120 km/h; 6,9 segundos para cumprir os 0-100 km/h; emissões de CO2 inferiores a 90 g/km e um consumo médio abaixo dos 3,9 l/100 km. Merece nota o facto de o construtor alemão ter aproveitado a oportunidade para diminuir a capacidade do motor face aos híbridos já existentes na gama, nomeadamente os Série 3, 5 e 7, que contam com os préstimos de um motor turbo de 3,0 litros e seis cilindros em linha, bem como o facto de ter aumentado em cerca de 20 cv a potência do motor eléctrico face aos destas unidades, o que poderá querer dizer que estas berlinas poderão ser alvo de um downsizing nos seus propulsores num futuro próximo.

BMW X5 Plugin eDrive 3

Com um aspecto muito semelhante ao modelo munido unicamente de um motor de combustão, o que distinguiu estas unidades de teste foi a tampa que esconde a tomada de recarregamento das baterias de iões de lítio que alimentam o motor (colocada mesmo à frente da porta do condutor) e o lettering “Hybrid Test Vehicle”, colocado nas portas das unidades fotografadas durante os testes em estradas alemãs.

No restante, este X5 híbrido deverá assemelhar-se muito ao concept apresentado em Frankfurt, marcando presença nestas unidades de testes as pequenas guelras laterais junto às cavas das rodas dianteiras para ajudar ao arrefecimento. Apesar de ter as baterias montadas debaixo do piso da bagageira, a casa da hélice promete ainda assim espaço para quatro sacos de golfe e duas malas, ou seja, uma capacidade bastante para uma viagem de férias com toda a família.

Tal como acontece no concept, quem se sentar atrás do volante deverá dispor de três modos de condução: Intelligent Hybrid, Pure Electric e Save Battery. O primeiro modo estará escolhido por defeito e combina os dois motores para optimizar a performance; o 100% eléctrico fará exactamente o que diz e o terceiro, o Save Battery, permitirá que o condutor use apenas o motor de combustão, deixando intacta a carga da bateria para quando circular numa zona de emissões reduzidas, como acontece na zona da Baixa de Lisboa, por exemplo.

 

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon