CompararComparando ...

Volvo V60 Plug-in Hybrid em Portugal no Verão

Artigo
Volvo V60 Plug-in Hybrid em Portugal no Verão

[doptg id=”225″]

Está confirmada a chegada a Portugal para o próximo verão do primeiro híbrido plug-in da Volvo. A V60 Plug-in Hybrid poderá ser encomendada nos concessionários nacionais da marca sueca a partir do segundo trimestre deste ano, estando as primeiras entregas agendadas para o Verão.

Combinando um motor turbodiesel com um motor eléctrico, a V60 Plug-in Hybrid tem no consumo combinado homologado um dos seus grandes atributos, anunciando não mais do que 1,8 bl/100 km, a que correspondem emissões de CO2 de somente 48 g/km. Por outro lado, a instalação dos componentes eléctricos acarretou um aumento de peso de somente 250 kg face ao modelo equivalente animado apenas pelo motor de combustão interna.

Ao ter optado por uma solução em que cada um dos motores anima o seu próprio eixo (o turbodiesel faz mover as rodas dianteiras, o eléctrico as rodas traseiras), a Volvo garante também que a sua nova proposta híbrida dispõe de tracção integral, um sistema que a casa nórdica designa por EL-AWD. Esta tanto pode ser activada automaticamente, quando o sistema decide que ambos os motores devem trabalhar em conjunto, como ser seleccionada manualmente pelo condutor quando o considerar necessário, através de um botão colocado na consola central.

Volvo V60 PIH

Para animar a V60 Plug-in Hybrid, a Volvo optou pelo conhecido motor motor turbodiesel de 5 cilindros em linha e 2400 cc, capaz de oferecer 215/4000 rpm e 440 Nm constantes entre as 1500-300o rpm. Esta unidade motriz combina-se com um motor eléctrico capaz de disponibilizar um máximo de 70 cv e 200 Nm, assim como com uma caixa automática de seis velocidades. O rendimento combinado é de cerca de 285 cv e 640 Nm, o que garante prestações por demais apelativas: velocidade máxima de 230 km/h e aceleração 0-100 km/h cumprida em 6,1 segundos.

Para alimentar o motor eléctrico, que pode ser o único a mover o veículo sempre que o condutor selecciona tal modo de funcionamento, estando aqui a velocidade máxima limirada a 125 km/h (por defeito, a V60 Plug-in Hybrid opera no modo Hybrid, existindo ainda o modo Power, em que o sistema oferece o máximo rendimento possível, e tanto pode ser seleccionado pelo condutor como activado automaticamente, sempre que a carga sobre o pedal do acelerador o exige),  foi montada na traseira uma bateria de iões de Lítio cuja vida útil estimada é de 12 anos, capaz de garantir uma autonomia, no modo totalmente eléctrico, em condições ideais, de 50 km (a autonomia máxima total do modelo é de nada menos do que 900 km). Este valor foi o eleito por dispor a Volvo de estudos que indicam que 75% dos condutores europeus percorre, diariamente, uma quilometragem inferior a este valor, sendo também este o motivo pelo qual o modelo não está disponível fora do espaço europeu.

Volvo V60 PIH III

O carregamento desta baterias numa tomada de corrente tradicional (para o efeito existe uma tomada junto ao gaurda-lamas dianteiro esquerdo) demorará três horas e meia numa ligação a 16 Amp; quatro horas e meia a 10 Amp (a solução mais comum); e sete horas e meia a 6 Amp. De referir que 45 min de carga a 10 Amp asseguram uma autonomia eléctrica de 10 km; e que a Volvo V60 Plug-in Hybrid conta também com um modo “Save for later” que, quando seleccionado, garante uma autonomia eléctrica de 20 km – muito útil, por exemplo, quando se sabe antecipadamente da necessidade de circular em zonas reservadas a veículos eléctricos, como já acontece em várias cidades europeias.

Ao nível do châssis, a V60 Plug-in Hybrid também sofreu alguns ajustes face ao modelo convencional, como sejam novos amortecedores, molas e apoios de suspensão; novos braços de camber e nova barra estabilizadora no eixo traseiro; um reforço generalizado da estrutura; uma direcção eléctrica reprogramada; uma nova programação do controlo estabilidade DSTC; e travões de 17” com sistema de regeneração de energia. As jantes exclusivas deste modelo incluem elementos compósitos e são revestidas por pneus de baixa resistência ao rolamento.

Tendo já garantido uma pontuaçãoo de cinco estrelas nos testes de colisão do EuroNCAP, a Volvo V60 Plug.-in Hybrid estará disponível em Portugal por €62 700 na variante Summum, e por €64 170 na especificaçãoo Summum R-Design. Valores que não serão os mais acessíveis, mas que poderão ser justificados, quer pelo elevado rendimento oferecido por esta carrinha, quer pelo muito reduzido custo de utilização que esta é capaz de oferecer, sobretudo aos que não percorram regularmente grandes distâncias e possam usufruir quotidianamente do seu modo zero emissões/zero consumo de gasóleo.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon