CompararComparando ...

Porsche Design com linhas mais apuradas

Artigo
Porsche Design com linhas mais apuradas

[doptg id=”294″]

No ano em que o lendário Porsche 911 celebra meio século de vida, a Porsche Design apresenta uma renovação completa na sua linha de relógios Flat Six  – que foi lançada originalmente em 2006 tendo por inspiração precisamente os célebres motores de seis cilindros que contribuíram para a reputação da escuderia alemã em todo o mundo e que continuam a alimentar cada Porsche 911. Os novos modelos Flat Six já estão disponíveis em Portugal mas há mais outra novidade a realçar…

Como um ícone influencia decisivamente toda uma linha de produtos sem cercear a sua criatividade: foi há precisamente meio século que o Porsche 911 causou furor no mundo automobilístico com linhas desportivas tão aerodinâmicas que, reza a lenda, o seu perfil podia ser traçado com um único gesto da mão. O desenho do mítico carro data de 1963 mas manteve-se actual ao longo dos tempos e transformou-se num clássico pontualmente renovado sem que o seu espírito seja beliscado, ao passo que paralelamente deu origem a uma bem sucedida linha de produtos de luxo concebidos pelo estúdio Porsche Design – fundado em 1972 pelo mesmo designer que esteve por trás da criação do mítico carro: o professor Ferdinand Alexander Porsche.

PDF

O departamento relojoeiro da Porsche Design também tem comemorado alguns aniversários significativos recentemente com a re-edição de modelos históricos, mas as mais recentes novidades prendem-se com as suas duas linhas mais modernas: a Flat Six foi totalmente renovada e a WorldTimer serviu de base para um novo modelo denominado WorldTraveler.

Para já, o que está já disponível nos agentes oficiais da Porsche Design em Portugal são os novos modelos Flat Six. Apresentada inicialmente em 2012, a remodelação da linha Flat Six só foi oficializada em 2013 após um longo período de reflexão e sobretudo de afinação no design proposto aquando da feira de Basileia do ano passado – mostrando-se substancialmente diferente da primeira geração Flat Six de 2006, embora sem perder vários pontos de contacto e sobretudo a fonte de inspiração por trás da colecção original.

O motor do Porsche 911 que serve de inspiração ao nome e a vários elementos de estilo da linha Flat Six é um boxer, sendo que os cilindros estão colocados em duas séries opostas de três; o facto de os pistons se moverem de forma horizontal originou o termo flat. E se no passado os motores de seis cilindros eram refrigerados por ar, hoje em dia a Porsche recorre à refrigeração por fluxo cruzado através de uma bomba de água que permite uma eficácia superior.

Os anéis que envolvem os pistons e que permitem a dinâmica da propulsão do motor são usados como elementos de design nas partes laterais dos relógios Flat Six; as directrizes estéticas e gráficas da Porsche Design são evidentes nos modelos de três ponteiros P’6350 ou P’6351 e também se podem encontrar tanto na escala taquimétrica como nos totalizadores do mostrador da versão cronográfica P’6360 Chronograph.

PDA

 

Há vários modelos disponíveis a partir dos dois tipos de motorização (cronógrafo ou modelo simples) e das diferentes cores de mostrador ou bracelete. No total, há dez variações de mostrador distribuídas por dois tamanhos com acabamentos em aço microbillé ou PVD preto e todos os modelos são estanques até aos 100 metros de profundidade. Cada exemplar Flat Six pode ser vestido com uma bracelete de aço inoxidável ou uma bracelete de borracha vulcanizada.

Com um diâmetro de 44 milímetros, o Flat Six P’6340 Automatic Chronograph está equipado com um mecanismo automático certificado pelo Controlo Oficial Suíço dos Cronómetros (COSC). O apurado design do mostrador e correspondente grafismo tornam a legibilidade excelente. Os botões de arranque e paragem da função cronográfica estão ergonomicamente integrados na caixa e reflectem o nível de funcionalidade de um instrumento do tempo que é estanque até 120 metros; a própria coroa está integrada na caixa e também ela é decorada com o mesmo tipo de relevo do motor 911. O fundo transparente em vidro de safira permite observar o ‘motor’ em funcionamento.

PDG

Já o modelo automático ‘essencial’ de três ponteiros – horas, minutos, segundos – da linha Flat Six surge disponível em dois tamanhos de diâmetro: 40 e 44 milímetros. O P’6350 Automatic, mais pequeno, é um relógio que tanto pode ser usado por ele como por ela, enquanto o P’6351 Automatic é para quem gosta mais de modelos grandes. Ambas as versões são dedicadas sobretudo a quem prefere instrumentos puros e sem funções suplementares: a indicação do tempo é feita através de ponteiros luminescentes revestidos por SuperLuminova que se destacam num mostrador despojado com índices das horas bem visíveis, algarismos sobredimensionados e com a janela da data às quatro horas.

Não há nenhum elemento perturbador para que a legibilidade seja perfeita. O fundo transparente em vidro de safira desvela o mecanismo automático, alimentado pelo rotor em forma de jante tão característica das viaturas Porsche.

PDXX

Quanto ao WorldTraveler, assenta na mesma estrutura arquitectónica vanguardista do WorldTimer mas com um ponteiro suplementar para o segundo fuso horário e uma única coroa no lado direito da caixa em vez das duas do modelo precedente que fornecia todas as 24 zonas horárias. É a mais recente novidade da Porsche Design e em breve voltaremos a ela para uma análise mais detalhada… mas entretanto deixamos aqui um aperitivo.

A Porsche Design é uma das marcas líderes no segmento dos acessórios de luxo para homem. Foi fundada em 1972 pelo Professor Ferdinand Alexander Porsche, cujos produtos se tornaram um paradigma de funcionalidade intemporal e inovação técnica. Nascido em 1935, Ferdinand Alexander Porsche não só desenvolveu a escuderia automóvel fundada pelo seu pai, como também idealizou o 911 e ainda expandiu a marca Porsche para outras áreas de intervenção precisamente através da assinatura Porsche Design. A sua filosofia estética foi sempre a de aplicar um traçado que se desenvolve do interior para o exterior como expressão de um princípio funcional e assenta em quatro bases: a redução dos objectos à sua função essencial; a obtenção de linhas puras e fluídas; a selecção criteriosa dos materiais mais apropriados; e uma execução que combina métodos artesanais e tecnologias modernas.

Os objectos de culto com a etiqueta Porsche Design rapidamente se tornaram um paradigma de funcionalidade intemporal e inovação técnica; a paixão do Ferdinand Alexander Porsche pela relojoaria desde logo fez com que o seu conceito de design fosse aplicado a instrumentos do tempo com um visual simultaneamente minimalista e sofisticado. Mais uma vez, esse conceito surge fielmente explanado nos novo WorldTraveler de linhas futurísticas e na depurada linha Flat Six… que parece assentar mesmo bem no pulso!

Texto: Miguel Seabra

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon