CompararComparando ...

Petição da ACAP em debate amanhã na Assembleia da República

Artigo
Petição da ACAP em debate amanhã na Assembleia da República

A petição, com 4500 assinaturas, apresentada pela ACAP, vai ser debatida amanhã na sessão plenária da Assembleia da República. O objectivo visa a reposição do incentivo ao abate de veículos em fim de vida, um programa que vigorou em Portugal desde o início de 2000 até ao final de 2010, e que terá contribuído, não só para dinamizar o mercado automóvel português, ajudando a minorar os efectivos da crise que se instalou no sector desde 2003, como para a renovação do parque automóvel nacional – com indesmentíveis benefícios para a segurança e para a protecção do meio ambiente.

Este género de iniciativa, com as particularidades próprias de cada país, vigora em grande parte dos membros da União Europeia e com bons resultados. No caso português, e segundo estudo enviado ao Parlamento pela ACAP, a reposição do Programa de Incentivos ao Abate de Veículos em Fim de Vida permitiria ao Estado encaixar uma receita de cerca de 50 milhões de euros/ano, assim como uma redução das emissões de CO2 em 10 800 toneladas e uma poupança energética anual de 3,2 milhões de litros de combustível, correspondente a 33 200 baris de petróleo.

Refira-se, a propósito, que o parque automóvel português apresenta, actualmente, uma idade média de 11,7 anos, o que significa que boa parte dos veículos em circulação está ainda desprovida dos mais recentes avanços tecnológicos alcançados pela indústria em termos de redução de emissões.

 

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon