CompararComparando ...

Combate à buzina em Bombaim

Artigo
Combate à buzina em Bombaim

Bombaim é a cidade indiana mais desenvolvida e com maior população do país e é neste momento a quinta cidade com mais população a nível mundial. Consequentemente, o trânsito caótico é um dos seus problemas e dentro desse problema há um que preocupa seriamente as autoridades, a poluição sonora provocada pelo hábito dos condutores buzinarem constantemente. Além dos óbvios problemas auditivos, este comportamento pode provocar outros males para a saúde como o stress, ou o aumento da tensão arterial. Além disso a qualidade de vida dos residentes na cidade é muito prejudicada pelas constantes buzinadelas 24 horas por dia.

Assim, o governo procura uma solução e neste momento alguns cidadãos e entidades já arranjaram algumas ideias. A primeira de carácter mais pedagógico, basea-de num estudo que permitiu perceber que os condutores businam não por necessitarem de alertar a sua presença para uma situação concreta de trânsito, mas sim porque culturalmente é quase uma forma de dizer que estão presentes, ou seja, é caso para dizer que buzinam “porque sim”. Perante isto, surgiu a ideia de instalar um pequeno botão bermelho que ao fim de algumas buzinadelas começa a piscar, alertando o condutor para o exagero do uso da buzina. Ao perceber isso ele prime o botão e este desliga-se, reiniciando o processo. Nos modelos onde esta solução foi implantada denotou-se uma redução no uso da buzina em cerca de 65% o que reforça que os condutores não buzinam por necessidade, mas por um “hábito cultural”.

Outra das ideias que está em cima da mesa tem um princípio semelhante mas é mais “punitiva”. Os automóveis seriam equipados com um sistema que permite um determinado número de buzinadelas consecutivas num determinado espaço de tempo. Se o condutor abusar e ultrapassar esse limite, o sistema activa as luzes de emergência e o veículo começa a circular com os quatro piscas ligados, podendo ser mandado parar pela polícia e multado por buzinar de mais. Depois de pagar, o sistema é reiniciado, podendo o condutor pagar a multa quase como carrega os telemóveis com sistemas de pré-pagamento. Ainda está tudo em estudo e nada foi ainda decidido, mas a preocupação do governo é solucionar o problema.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Pedro Grilo