CompararComparando ...

Opel e GM realizam 4,8 milhões de quilómetros com hidrogénio

Artigo
Opel e GM realizam 4,8 milhões de quilómetros com hidrogénio

Aquele que foi designado como Project Driveway contou, até agora, com um total de 119 automóveis somente com recurso ao sistema fuel cell, ou seja, veículos a hidrogénio. Em curso desde 2007 por parte da GM, conta com a participação da Opel desde 2008, que embarca nesta aventura com 30 viaturas com tecnologia HydroGen4. Embora a presença desta tecnologia seja mais evidente nos Estados Unidos e Canadá, também existe em território europeu e conta com empresas bastante conhecidas, como IKEA, Simens, NH Hotels, Hilton, Coca-Cola, Alianz, entre outros.

Por forma a perfazer um total de 4,8 milhões de km, a Opel contribuiu com cerca de 350 000 quilómetros, aos quais se encontram englobadas 13 000 horas de funcionamento e circulação em situações de tráfego intenso nas cidades de Berlim, Hamburgo, Düsseldorf e Frankfurt. No total, a frota europeia efetuou 2700 reabastecimentos de hidrogénio.

Contudo, esta tecnologia ainda parece um pouco distante da realidade, embora tenha já provado a sua eficácia energética e ao custo de oportunidade face ao tempo perdido no carregamento de baterias nos veículos eléctricos. Com um reabastecimento médio estimado em cerca de três minutos, uma autonomia semelhante a um veiculo com motorização de combustão interna, e com a extraordinária vantagem de apenas emitir vapor de água, esta tecnologia tem praticamente tudo para ser um sucesso. A prova disso é o acordo assinado no Verão passado entre a GM e a nipónica Honda, por forma a desenvolver, até 2020, não só a produção em série deste tipo de automóveis como existir uma estrutura mais alargada de postos de abastecimento com hidrogénio.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Pedro Pimenta Lopes