CompararComparando ...

Turbo eléctrico da Valeo elimina o turbo-lag

Artigo
Turbo eléctrico da Valeo elimina o turbo-lag

A Valeo desenvolveu um novo turbo eléctrico que segundo o fabricante elimina o típico turbo-lag deste tipo de soluções, garantindo que sempre que o condutor pressiona o acelerador, a resposta do turbo é imediata.

Isto é conseguido porque o turbo eléctrico é accionado não pelos gases de escape, mas sim por um motor eléctrico que garante que as pás do turbo giram a 10.000 rpm mesmo quando não está a ser solicitado. Desta forma, quando o acelerador é pressionado, a resposta do turbo eléctrico não apresenta praticamente nenhum atraso. Além disso, segundo a Valeo, este turbo pode reduzir o consumo entre 7 e 20 por cento.

No outro lado da moeda está o seu custo e o consumo eléctrico. Um turbo desta natureza é mais caro e necessita de 48 Volts de potência para funcionar com este rendimento, o que vai aumentar o consumo de energia do veículo, obrigando à incorporação de mais soluções electrónicas.

A Audi tem andado a testar este turbo e é bem provável que seja o primeiro fabricante a incorporar esta solução nos seus motores. Recentemente testou o turbo eléctrico em Pikes Peak e, para já, defende que esta é uma boa solução para utilizar em conjunto com um turbo convencional que recorre aos gases de escape para o seu funcionamento.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Pedro Grilo