CompararComparando ...

Jaguar revela E-Type Lightweight final… e o relógio Bremont que dará a cada cliente

Artigo
Jaguar revela E-Type Lightweight final… e o relógio Bremont que dará a cada cliente

A Jaguar/Land Rover Special Operations, a divisão das marcas britânicas dedicada à construção de unidades e séries especiais de automóveis, revelou as especificações finais do pequeno lote de seis unidaes do Jaguar Lightweight E-Type. A versão super-desportiva do mítico coupé foi inicialmente desenvolvida como um lote de 18 unidades, sendo que apenas 12 foram construídos. Os seis chassis sobejantes foram construídos em 1963, mas nunca passaram disso mesmo – um “singelo” chassis de alumínio. No início do ano a Jaguar mostrou interesse em reavivar o projeto e encomendou à nova unidade fabril de Browns Lane a construção destas últimas seis unidades com as mesmas especificações das restantes unidades desenvolvidas na década de ’60.

A característica definidora do Jaguar E-Type Lightweight é a carroçaria em alumínio, a qual ajuda a diminuir o peso total em 114 quilos face ao modelo convencional. Apesar dos avanços tecnológicos em matéria de técnicas de soldadura, a marca britânica resolveu manter intacto o traço característico da fixação “arcaica”, recorrendo-se a um avançado sistema de mapeamento de modo a replicar os mesmos pontos de soldadura utilizados há 50 anos.

O motor utilizado para os Lightweight é um bloco de seis cilindros com 3,9 litros de capacidade completo com arquitectura de duas árvore de cames à cabeça, cabeça e bloco em alumínio, e cilindros hemisféricos. Não sendo propriamente uma tour-de-force tecnológica do século XXI – nem na década de 1960, já que este bloco estreou em 1948 no XK120 -, a Jaguar decidiu mantê-lo para conservar a configuração que fez história nas outras 12 unidades, mantendo as alterações promovidas na época, como é o caso da introdução de um sistema de lubrificação de cárter seco do D-Type e do bloco em alumínio. O cliente poderá optar entre um esquema de três carburadores Weber de especificação 45DCO3 ou por um sistema de injecção mecânico da Lucas. Independentemente da alimentação escolhida, a potência do E-Type Lightweight será sempre superior a 300 cv, e o binário, cerca de 380 Nm. A modernidade é representada através de um motor de arranque “actual”, e através de radiadores de óleo em água em alumínio e um tanque de combustível com malha de segurança.

O amortecimento está entregue a triângulos sobrepostos no eixo dianteiro e a uma solução de triângulos na traseira, ambos configurados da mesma forma como o eram há 50 anos – com afinação de corrida; já a direção, com arquitectura de pinhão e cremalheira, provém dos demais E-Type da época.

Na fase final de construção de cada modelo, cada cliente é convidado a apresentar as especificações finais do modelo, assegurando-se assim que não existirão dois E-Type Lightweight únicos.

A cada comprador do E-Type Lightweight a Jaguar oferecerá ainda um exemplar, dos únicos seis que serão construídos, de um relógio de pulso criado propositadamente para o efeito pela Bremont, com movimento automático BWC/01 patenteado pela própria marca de Henley-on-Thames. Este relógio inspira-se directamente no modelo, conta com um mostrador de 43 mm de diâmetro e inclui um quadrante que representa a red line do conta rotações, reproduzindo fielmente os ponteiros a respectiva agulha, enquanto que o número de châssis está gravado na posição das seis horas.

Ainda em destaque, o anel central da caixa em ouro branco construído em alumínio procedente dos painéis da carroçaria do E-Type Lightwieght, assim como a gravação na coroa do desenho dos pneus clássicos produzidos pela Dunlop para este veículo, ou ainda a bracelete produzida com o mesmo couro Connoly que é utilizado no habitáculo. Por seu turno, o verso da caixa tem gravado o número do motor do veículo a que cada relógio está associado, e conta com um vidro em safira que deixa à vista o mecanismo, nomeadamente o rotor da corda automática que não é mais do que a miniaturização do volante com raios em liga leve do automóvel.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Pedro Mosca