CompararComparando ...

Pedrosa quebra hegemonia de Marquez

Artigo
Pedrosa quebra hegemonia de Marquez

Depois de ter garantido mais uma pole position, na República Checa Marc Marquez não só perdeu a possibilidade de continuar a perseguir um recorde histórico de vitórias consecutivas em Grandes Prémios, como ficou provado que não é imbatível. Logo no arranque, o Campeão do Mundo em título não foi particularmente feliz, e caiu para sexto, com Jorge Lorenzo a ser o primeiro a liderar, mas rapidamente a ter que disputar o primeiro posto com Dani Pedrosa, com o espanhol da Honda a levar a melhor. Entretanto, Marquez ia subindo na classificação, protagonizando uma batalha notável com Andrea Iannone na disputa pelo terceiro lugar, com Honda e Ducati a trocarem de posições várias vezes (e quase a tocarem-se de facto) logo na segunda volta.

Quando muitos apostariam que, a partir de então, a corrida teria como principal motivo de interesse a ascensão de Marquez aos lugares cimeiros, de modo a intrometer-se na luta pela vitória, a verdade é que Valentino Rossi acabou por ser a grande preocupação do Campeão do Mundo, roubando-lhe o terceiro posto e com isso abrindo a perspectiva de o vencedor de todas as corridas até então disputadas nem sequer subir ao pódio na República Checa. E a verdade é que, com o decorrer da prova, facilmente se percebeu que só um factor anómalo roubaria a Pedrosa a primeira vitória da temporada, e que Marquez nem sequer ao lugar mais baixo do pódio poderia aspirar em circunstâncias normais.

Jorge Lorenzo obteve em Brno a melhor classificação possível este ano para um piloto que não disponha de uma Honda oficial

Jorge Lorenzo obteve em Brno a melhor classificação possível este ano para um piloto que não disponha de uma Honda oficial

No final, Pedrosa foi mesmo um justo vencedor, tendo por companhia no pódio Jorge Lorenzo e Valentino Rossi (revelando o italiano uma consistência e regularidades dignas de nota esta temporada). Marquez foi quarto, seguido de Andrea Iannone (Ducati), Andrea Dovizioso (Ducati), Stefan Bradl (Honda), Aleix Espargaró (Yamaha), Bradley Smith (Yamaha) e Álvaro Bautista (Honda). No Mundial, Marquez continua a liderar, com 203 pontos, seguido do seu companheiro na equipa Honda oficial, Dani Pedrosa, com 186 pontos. Os homens da equipa Yamaha vêm a seguir, Rossi com 173 pontos e Lorenzo com 137. Dovizioso é quinto (118 pontos), seguido de Aleix Esapargaró (85 pontos), Pol Eapargaró (78 pontos), Andrea Iannone (73 pontos), Stefan Bradl e Bradley Smith (ambos com 65 pontos).

Mesmo sem ter ido além do quinto lugar, Jack Miller saiu da República Checa na liderança do Mundial de Moto3

Mesmo sem ter ido além do quinto lugar, Jack Miller saiu da República Checa na liderança do Mundial de Moto3

Em Moto3, mais uma corrida por demais animada, mas em que nenhum dos dominadores habituais chegou sequer ao pódio. Desta feita, foi o francês Alexis Masbou, em Honda, quem levou a melhor, secundado por Enea Bastianini (KTM) e Danny Kent (Husqvarna), ficando o quarto posto para Alex Marquez, o quinto para Jack Miller e o sétimo para o português Miguel Oliveira. No campeoanto, o australiano da KTM, Jack Miller, continua a lider, com 169 pontos, seguido de Alex Marquez (146 pontos) e Efren Vasquez (145 pontos) – Miguel Oliveira ocupa a nona posição da tabela em igualdade pontual (71 pontos) com o oitavo classificado.

Esteve Rabat foi o melhor em Moto2 em Brno, ampliando assim a sua vantagem no campeonato

Esteve Rabat foi o melhor em Moto2 em Brno, ampliando assim a sua vantagem na liderança do Mundial

Por fim, em Moto2, os “suspeitos” do costume lideraram as operações. Esteve Rabat venceu, tendo tido no pódio a companhia de Mika Kalio e de Sandro Cortese. No campeonato, Rabat lidera, com 208 pontos, seguido de Mika Kalio (196 pontos) e Maverick Viñales (150 pontos).

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon