CompararComparando ...

Toyota garante a terceira pole-position do ano em Austin

Artigo
Toyota garante a terceira pole-position do ano em Austin

A Toyota, líder do campeonato do mundo de resistência (WEC) com um ponto de vantagem para a Audi, garantiu o primeiro lugar na grelha de partida para as 6 Horas do Circuito das Américas (COTA). A formação japonesa foi a mais rápida na sessão de qualificação com Anthony Davidson, Nicolas Lapierre e Sébastien Buemi. A formação do Toyota TS 040 – Hybrid nº8 assegurou a pole-position com um tempo médio de 1m49,093s.

Nesta competição, não é o melhor registo que vale o primeiro lugar para a corrida mas a média das quatro melhores voltas. De qualquer forma, no COTA, o Toyota nº8 foi o mais rápido em todos os níveis, sendo a único a rodar abaixo do segundo 49. Na segunda posição ficou o Porsche 919 Hybrid nº14 de Romain Dumas, Neel Jani e Marc Leeb, enquanto o terceiro posto ficou para outro protótipo da casa alemã, o pilotado por Timo Bernhard, Mark Webber, Brendon Hartley. As duas equipas da Porsche tiveram um confronto apertado e terminaram separadas por 0,019s apenas.

Desapontados ficaram os homens da Audi. A marca que venceu a última edição das 24 Horas de Le Mans, e que com isso recuperou parte da desvantagem na classificação do campeonato, não foi além do quarto e do sexto tempos. Marcel Fässler, André Lotterer, Benoit Tréluyer colocaram o Audi R18 e-tron quattro à entrada do pódio com um tempo de 1m50,340s, enquanto os seus companheiros de equipa, Lucas Di Grassi, Loïc Duval e Tom Kristensen não conseguiram melhor do que um registo médio de 1m51,456s. Entre os dois Audi ficou o segundo Toyota, de Alexander Wurz, Stéphane Sarrazin e Mike Conway.

“Não fomos feliz. Os nossos carros não funcionaram da maneira que deviam. Houve um problema com o dispositivo que marca as voltas. Devido à complexidade dos sistemas, fazer uma volta correcta é extremamente importante, mas nesta qualificação não funcionou em nenhum dos carros”, lamentou o director da Audi, Wolfgang Ullrich.

A sessão de qualificação que decorreu durante a última noite em Portugal ficou marcada por alguns incidentes, com os comissários de pista a terem a necessidade de mostrar várias bandeiras amarelas e uma vermelha. Foi precisamente devido ao pião do SMP Racing Oreca-Nissan, que ficou parado na pista, que levou a mais um momento de bandeiras amarelas e que impediu a concorrência da Toyota de responder aos tempos canhão realizados pelos donos da pole-position.

Pedro Lamy em sétimo nos GTE AM

A sessão de qualificação não correu bem para as pretensões de Pedro Lamy. O português, que corre no Aston Martin nº98, da categoria GTE AM, com Paul Dalla Lana e Christoffer Nygaard, não foi além do sétimo tempo e vai arrancar praticamente do fim da grelha de partida.

“A pista estava metade seca e metade molhada, o que dificultou bastante a minha qualificação. Contudo, de forma alguma reflecte o nosso verdadeiro andamento, pelo que a equipa está bastante optimista para a corrida de hoje. Será uma prova complicada, mas julgo que temos hipóteses de lutar por uma boa classificação”, afirmou o piloto português.

Pedro Lamy transpor para a pista o potencial do seu Aston Martin

Pedro Lamy transpor para a pista o potencial do seu Aston Martin

Nas restantes classificações, em LMP2, o melhor registo foi para Romain Rusinov, Olivier Pla e Julien Canal com o Ligier-JS P2 – Nissan, enquanto entre os GTE PRO, Gianmaria Bruni e Toni Vinlander impuseram-se com o Ferrari 458 Italia da AF Corse ao Aston Martin Vantage de Darren Turner, Stefan Mücke.

A corrida de seis horas no Circuit of Americas, em Austin no Texas, começa logo ao final da noite, com partida marcada para as 23 horas em Portugal Continental.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon