CompararComparando ...

Rápido e com raça

Artigo
Rápido e com raça

A colecção Classic Racing da Chopard engloba todas as linhas associadas ao universo das corridas de viaturas clássicas tão caras a Karl-Friedrich Scheufele, co-presidente da marca: a Mille Miglia, a Grand Prix de Monaco Historique, a Jacky Ickx e a mais recente Superfast. Apresentada no final de 2012, a linha Superfast é a mais contemporânea das várias gamas da Chopard inspirada pelo mundo automóvel e integra três modelos: um mais simples de três ponteiros e data (Superfast Automatic, com 41 milímetros), um com indicador de reserva de marcha que evoca os indicadores de gasolina (Superfast Power Control de 45 milímetros, que também inclui pequenos segundos e data) e um cronógrafo de 45 milímetros com três submostradores e função fly-back (Superfast Chrono). Nesse triunvirato, o modelo cronográfico sobressai naturalmente. A linha Superfast apresenta uma estilização contemporânea com pormenores decididamente modernos; o raçudo Superfast Chrono, com 45mm de diâmetro, é a vedeta do trio – um relógio desportivo por excelência com um calibre saído da nova manufactura de movimentos da Chopard.

Disponível em ouro rosa ou em aço, o Superfast Chrono baseia-se numa arquitectura pujante com detalhes que o tornam vincadamente desportivo e também evocativo do universo do desporto motorizado: a luneta inclui uma escala taquimétrica para medição de velocidades médias. Os pormenores contribuem decisivamente para a personalidade do relógio: mostrador semi-estriado, utilização criteriosa do preto, antracite e vermelho, coroa gravada com um volante, parafusos revestido de preto a prenderem a luneta, bracelete de cauchu e ranhuras laterais da caixa em forma de grelha.

Os detalhes racing também são utilizados no mecanismo cronográfico, que pode ser apreciado através do fundo da caixa transparente em vidro de safira: as peças são escurecidas e as ranhuras voltam a estar evidentes para um visual mais técnico; o calibre automático Chopard 03.05-M – fabricado concebido na nova manufactura de movimentos da Chopard, a Fleurier Ébauches – bate a 28.800 alternâncias/hora, tem reserva de corda de 60 horas e apresenta certificado de precisão do Controle Officiel Suisse des Chronomètres (COSC); a função flyback permite o regresso ao zero e arranque de nova contagem mediante uma única pressão do botão correspondente.

O Superfast Chrono é um excelente cronógrafo que agradará mais àqueles que preferem as corridas contemporâneas de GT às provas de clássicos que inspiram os modelos Mille Miglia e Grand Prix de Monaco Historique – mesmo que o ideal seja ter um relógio de cada uma das linhas!

Miguel Seabra
Espiral do Tempo

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Miguel Seabra