CompararComparando ...

Hamilton na pole-position para o primeiro Grande Prémio da Rússia

Artigo
Hamilton na pole-position para o primeiro Grande Prémio da Rússia

O líder do Mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton, está com uma ponta final de campeonato muito forte. O piloto da Mercedes vai sair da pole-position no Grande Prémio da Rússia, que se realiza em Sochi. Hamilton bateu o seu companheiro de equipa e segundo classificado na classificação do Mundial, Nico Rosberg, e Valteri Bottas que foi o terceiro mais rápido em Williams.

Separados por apenas dez pontos no Mundial de Fórmula 1 quando faltam quatro Grandes Prémios em disputa (Rússia incluído), Hamilton e Rosberg partiram para a qualificação em Sochi para disputar o primeiro lugar da grelha de partida. O inglês levou a melhor por uma diferença exacta de 0,2 segundos.

A sessão foi, como tem sido hábito, dominada pelos Mercedes, mas a vantagem para a concorrência não foi tão grande como noutras ocasiões, muito por culpa de Valteri Bottas que colocou o Williams-Mercedes a pouco mais de 0,4s do tempo de Hamilton. Os motores feitos na casa alemã continuam a ser o paradigma na Fórmula 1 e foi assim que Jenson Button, em McLaren-Mercedes, obteve o quarto lugar para o Grande Prémio da Rússia que começa amanhã às 12h00.

O finlandês da equipa de Grove acredita que podia ter lutado taco-a-taco com os dois Mercedes e os tempos nos dois primeiros sectores indicavam-no. Mas na última parte do circuito, Bottas cometeu um erro, deixou fugir a traseira do Williams e perdeu tempo. “Não é bom cometer erros, mas no máximo fez-me perder uma posição”, disse o piloto nórdico.

A supremacia dos propulsores germânicos tem sido tão evidente que neste momento todos os agentes envolvidos na Fórmula 1 (equipas, organização, etc.) estão em negociações para que no próximo ano termine o impedimento de desenvolver motores e os adversários, nomeadamente a Ferrari e a Renault, possam melhorar as suas unidades.

Um dos grandes destaques da sessão de qualificação de hoje foi o russo, Daniil Kvyat. Moralizado pela promoção da Toro Rosso para a Red Bull no próximo ano (vai assumir o lugar de Sebastian Vettel) e por estar perante o seu público, o jovem piloto obteve a melhor posição da sua carreira numa qualificação para um Grande Prémio de Fórmula 1. Ao volante do Toro Rosso-Renault, vai sair do quinto posto.

Daniil Kvyat fez a sua melhor qualificação de sempre na Fórmula 1

Daniil Kvyat fez a sua melhor qualificação de sempre na Fórmula 1

Kvyat bateu Kevin Magnussen (McLaren-Mercedes), Daniel Ricciardo (Red Bull-Renault) e Fernando Alonso (Ferrari), que ficaram em sexto, sétimo e oitavo, respectivamente. Kimi Raikkonen, no segundo Ferrari, vai partir de nono, enquanto Jean-Eric Vergne colocou o segundo Toro Rosso-Renault em décimo, numa qualificação manifestamente positiva para a estrutura italiana.

O campeão do Mundo em título, Sebastian Vettel, não conseguiu, sequer, passar à terceira fase da qualificação. É certo que ficou mesmo à entrada do top-ten, mas o 11º tempo na qualificação em Sochi demonstra que o alemão não se sentiu à vontade com a configuração do Red Bull e foi isso que explicou no final da sessão. “Não conseguimos ser rápidos nas rectas.”

Felipe Massa teve problemas e vai sair quase do fim da grelha

Felipe Massa teve problemas e vai sair quase do fim da grelha

Também em plano negativo apresentou-se Felipe Massa. Depois de no Japão ter feito aquela que considerou a sua corrida mais difícil desde que está na Fórmula 1, o brasileiro não conseguiu ir além do 18º registo. No início da qualificação tudo indicava que pudesse lutar por uma das posições dianteiras. Contudo, um problema de pressão de combustível no seu Williams que a equipa não conseguiu resolver a tempo fez com que Massa tivesse falta de potência e fosse eliminado logo em Q1.

Entretanto, já se sabe que Kevin Magnussen, Nico Hulkenberg (Force India-Mercedes) e Max Chilton (Marussia-Ferrari) foram penalizados em cinco lugares na grelha de partida por trocarem a caixa de velocidades dos seus carros antes do permitido (cada unidade tem de fazer seis Grandes Prémios consecutivos). Pastor Maldonado (Lotus-Renault) também foi penalizado em cinco lugares mas por razões diferentes. O venezuelano tinha recebido uma penalização de dez lugares no Japão por uma troca de motor antecipada. Como apenas caiu cinco lugares devido ao lugar que obteve na qualificação, agora recebeu os restantes cinco.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon