CompararComparando ...

Yamaha apresentou a nova R1 em Milão

Artigo
Yamaha apresentou a nova R1 em Milão

As novidades sucedem-se no EICMA e desta vez foi a Yamaha que revelou a nova YZF-R1, a sua nova desportiva com 200cv que da anterior geração apenas mantém o nome.

Uma das estrelas do Salão de Milão já foi revelada: a nova geração da desportiva YZF-R1 da Yamaha que foi apresentada com a “guarda de honra” dos dois pilotos de MotoGP, Valentino Rossi e Jorge Lorenzo. Partilhando apenas o nome com a sua antecessora, esta R1 conta com um novo motor de quatro cilindros de planos cruzados, com 998cc de cilindrada capaz de debitar uma potência máxima de 200cv e que foi desenhado para ser o mais leve possível.

No total a nova R1 pesa 179kg em seco e para isso muito contirbuem várias soluções adoptadas como o sistema de escape 4-2-1 em titânio, as jantes em magnésio e o chassis em alumínio, também ele com um novo desenho assimétrico.

O sistema de travagem incorpora o conhecido sistema Yamaha Unified Brake System (UBS) e na frente os discos são de 320mm ao passo que na roda traseira o disco tem 220mm.

No campo da electrónica a Yamaha recuperou terreno para a concorrência e esta R1 conta com controlo de estabilidade e Slide Control System (SCS) que deriva directamente do MotoGP e que utiliza a Inertial Measurement Unit (IMU) com os seus três giroscópios e três sensores de forças G para melhorar o comportamento desta desportiva sem que nenhuma destas soluções se torne demasiado intrusiva para o “piloto”.

Uma das características mais marcante nas linhas desta R1 é a ausência de uma óptica dianteira sendo substituida por duas linhas de LEDs incorporadas nas formas da frente da carenagem. A fluidez das suas linhas sai também reforçada com a incorporação dos piscas nos próprios espelhos.

A Yamaha preparou ainda uma versão especial para pista, indicada para as equipas privadas e que dá pelo nome de R1M. Cumprindo de fábrica toda a regulametação da categoria Superstock, esta R1M inclui uma suspensão electrónica de competição da Öhlins ajustável em seis modos e em tempo real, que permitem uma melhor adaptação às várias condições de pista.

Além disso, a R1M também está equipada com a Communication Control Unit (CCU) que tem um GPS integrado e que permite reunir informação de pista como tempos, velocidade, posição do acelerador, ou ângulos de inclinação que podem ser analisados em tempo real através de uma ligação wireless a um portátil ou tablet.

A Yamaha R1 será comercializada no primeiro semestre do próximo ano e a versão R1M também chegará ao mercado na mesma altura, mas terá uma produção limitada.
[signoff2]

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Motofan