CompararComparando ...

Monteiro abandona quando era primeiro na última volta de Macau

Artigo
Monteiro abandona quando era primeiro na última volta de Macau

Não podia ter sido um balde de água mais fria como aquele que atingiu Tiago Monteiro na segunda corrida de Macau pontuável para o WTCC. Depois da vitória de José Maria Lopez no primeiro confronto desta madrugada, o português saiu de sétimo, subiu a primeiro ainda antes da primeira curva e liderou até à derradeira volta. Já depois de superar uma fase de safety-car que voltou a juntar a concorrência, o piloto da Honda teve um problema na direcção assistida do Civic e abandonou a dois minutos do triunfo.

Naquele que se perspectivava um fantástico final de temporada para o portuense, com uma vitória no mítico circuito da Guia e o estatuto de melhor não Citroën do campeonato, acabou por se transformar num fim-de-semana péssimo, com Tiago Monteiro não só a abandonar como a ceder o quarto lugar para o piloto do Civic privado, Norbert Michelisz.

Na primeira corrida, o vencedor foi, como se previa, José Maria Lopez. O novo campeão do Mundo saiu da pole-position e ganhou de forma autoritária para estabelecer um novo recorde de triunfos numa só temporada. A marca a bater é, agora, de dez vitórias! O argentino ficou à frente de três Honda, o de Michelisz, o de Tarquini e o de Monteiro, que foram segundo, terceiro e quarto, respectivamente.

No derradeiro confronto da temporada, e com os dez melhores da qualificação em grelha invertida, coube a Hugo Valente, em Chevrolet, sair de primeiro. Contudo, Tiago Monteiro, que partiu de quarto, fez um arranque canhão e saltou para a liderança. O piloto da Honda andou dez voltas na frente. Susteve os ataques de Robert Huff, no Lada Granta, na fase inicial da prova e cavou um fosso confortável. Perdeu a vantagem com a entrada do safety-car depois do acidente de Ma, o quarto piloto da Citroën, e quando tudo indicava que iria cruzar a meta na frente, perdeu velocidade e acabou mesmo por não cumprir a derradeira volta ao circuito macaense.

“Este é o pior dos desfechos para qualquer piloto. Já tive momentos complicados em inúmeras provas na minha carreira, mas este é especialmente difícil. Difícil de aceitar e de entender. Por mais que tenha consciência que fiz uma corrida exemplar, ver a vitória escapar na última volta por um problema mecânico é muito frustrante. Seria uma vitória muito especial, pelo facto de termos tido um ano exigente e muitas vezes difícil, por estarmos a correr em Macau, por ser o último ano nesta pista e por todos na equipa merecerem esta vitória”, lamentou Tiago Monteiro.

A vitória foi, assim, para Robert Huff, à frente de Yvan Muller, e de Hugo Valente. Recorde-se que o outro piloto oficial Honda, Gabriele Tarquini, já não tinha partido devido a uma indisposição devida a intoxicação alimentar.

Com os últimos resultados conhecidos, Lopez terminou o campeonato com 462 pontos, enquanto os seus companheiros de equipa, Yvan Muller e Sébastien Loeb ficaram em segundo e em terceiro, respectivamente. Um acabou com 336 pontos e o outro com 295. Monteiro ficou em quinto.

Citroën mantém equipa em 2015

A formação francesa não vai mexer no seu plantel para a próxima época. Bem sucedida no ano de estreia, a equipa mantém Lopez, Muller e Loeb como pilotos oficiais. A novidade está na entrega de dois C-Elysée deste ano, mas com os desenvolvimentos para a próxima temporada, à estrutura do antigo campeão do Mundo para pilotos privados que ainda não são conhecidos.

[jwplayer mediaid=”21481″]

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon