CompararComparando ...

Jaguar F-Type revisto revelado em Los Angeles (com video)

Artigo
Jaguar F-Type revisto revelado em Los Angeles (com video)

A Jaguar acaba de revelar, no Salão de Los Angeles, as novas especificações da sua gama F-Type. Entre as principais novidades, a disponibilização da tracção integral e de uma caixa manual em determinadas versões; e a introdução em todos os membros desta família da direcção assistida electricamente EPAS, assim como do sistema de vectorização de binário TVB, originalmente desenvolvido para o F-TYPE R Coupé. Com tudo isto, a oferta, originalmente composta por seis variantes, passará a contar com catorze opções.

O sistema de tracção total aplicado no F-Type respeita os mesmo princípios do conhecido das gamas XF e XJ, mas com um software de gestão dotado de uma calibragem específica, destinada a preservar o carácter desportivo do modelo. É essa a função do IDD (Intelligent Driveline Dynamics), que faz a ligação entre o controlo electrónico de estabilidade, o diferencial traseiro, o acoplamento central electromecânico e o motor (garantido o envio de 100% do binário para as rodas traseiras sempre que as condições forem as ideais, para que os F-Type AWD não percam o seu espírito original).

Disponível nas versões S de 380 cv e R de 550 cv (em ambos os casos, tanto na carroçaria aberta do Convertible como na fechada do Coupé), a tracção integral levou ainda à adopção de molas 10% mais firmes, casquilhos inferiores dianteiros também mais rígidos e algumas nuances estilísticas – o capot das versões AWD conta com linhas mais pronunciadas e as grelhas laterais adoptam um posicionamento específico.

Quanto à nova caixa manual de seis velocidades, desenvolvida em conjunto com a ZF, está disponível para as versões V6 Supercharged de tracção traseira, e promete oferecer um escalonamento muito próximo entre relações, um comando com apenas 45 mm de curso e uma precisão de manuseamento de referência. Vale ainda a pena referir que a anterior versão V8 Supercharged, com 495 cv, deu o seu lugar ao novo F-Type R 5.0 s/c (disponível nas variantes aberta e fechada), com 550 cv e 680 Nm, e capaz de cumprir os 0-100 km/h em 4,1 segundos, estando a velocidade máxima electronicamente limitada a 300 km/h.

Enquanto não chega a próxima Primavera, altura em que os novos F-Type chegarão ao mercado (entretanto, a Jaguar promete dar a conhecer os respectivos preços), nada como ficar com o vídeo promocional que destaca, justamente, as principais novidades desta gama.

[jwplayer player=”1″ mediaid=”21818″]

 

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon