CompararComparando ...

Formula 1 na pole position

Artigo
Formula 1 na pole position

O nome não engana. A gama Formula 1 está intimamente associada aos desportos motorizados – e, no que diz respeito a preços, está mesmo posicionada pela TAG Heuer na linha da frente do seu catálogo: representa a entrada na coleção da marca suíça, que ganhou ímpeto no final dos anos 1960 e início da década de 1970 como a primeira entidade relojoeira a associar-se à principal disciplina automóvel.

Essa associação histórica dos tempos em que a marca era ainda apenas conhecida por Heuer serviu de catapulta à primeira linha verdadeiramente marcante após a aquisição por parte do grupo Tecniques d’Avant-Garde e a adopção do nome TAG Heuer porque é conhecida hoje. Caracterizava-se por uma palete de cores muito colorida, mecanismos de quartzo e a combinação do aço com novas matérias para a altura, derivadas do plástico. Após o reavivar da linha Formula 1 em 2004 e quase 30 anos depois do seu lançamento, a TAG Heuer acaba de efetuar uma reformulação completa do Formula 1. Os preços não andam muito longe dos que eram praticados, mas o visual e a parte técnica melhoraram significativamente no sentido de lhe dar um peso menos lúdico e mais relojoeiro – sem perder o caráter desportivo.

A intenção da TAG Heuer na reconfiguração dos novos Formula 1 prendeu-se com o desejo de criar uma sólida linha de relógios mecânicos com sólidas premissas de construção (vidro de safira anti-reflexo, estanque a 200 metros, coroa de rosca) que lhe permitisse ser competitiva face à concorrência no escalão dos 1000 aos 2750 euros. Essa intenção começou a notar-se quando a anterior geração do Formula 1 passou a incluir relógios de três ponteiros e cronógrafos alimentados por calibres automáticos. Os novos modelos investem em movimentos automáticos e denotam um nível geral de acabamento superior, tanto na caixa como no mostrador e na própria bracelete. Sempre com a emblemática bandeira axadrezada da Formula 1 gravada no verso da caixa.

No topo da gama surge o Formula 1 Calibre 16 Chronograph, declinado numa versão em aço ou numa versão em aço revestido a carbureto de titânio que lhe dá um visual negro muito racing. Ambas as versões incluem a habitual combinação cromática da TAG Heuer nos seus modelos inspirados no desporto automóvel: mostrador preto e detalhes a vermelho. A luneta, com escala taquimétrica, é fixa e o diâmetro condiz com a sua vocação desportiva: 44 milímetros.

Já o Formula 1 Calibre 6 está disponível em três variantes em aço com caixa de 41 milímetros e com a mesma estanquidade até 200 metros de profundidade; inclui a tal versão negra com revestimento de carbureto de titânio também presente no cronógrafo, e dois modelos em aço (mostrador preto ou mostrador branco) com pequenos segundos às 6 horas. A nova geração do Formula 1 será entretanto alargada com o Formula 1 Calibre 5 de segundos ao centro, modelos GMT com segundo fuso horário e também variantes de quartzo tanto em relógios de três ponteiros como em cronógrafos. E o menino Jesus diz-nos que provavelmente a TAG Heuer irá lançar um Formula 1 em edição limitada especialmente dedicado ao seu novo embaixador Cristiano Ronaldo!

Miguel Seabra
Espiral do Tempo

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Miguel Seabra