CompararComparando ...

Yamaha aposta no RiDE

Artigo
Yamaha aposta no RiDE

A Yamaha Europa apresentou, em Novembro passado, em França, quatro dos doze modelos que completam a gama 2015 de Waverunners. Ao longo dos últimos anos, a marca japonesa  fez várias alterações aos seus modelos, como foram os casos das modificações estéticas do casco em NanoXcel, do  wake mode ou do potente motor SVHO, que em 2014 muito impressionou os amantes da velocidade. Contudo, faltava uma inovação tecnológica exclusiva que despertasse a curiosidade e animasse o mercado. Essa novidade já tem um nome, RiDE, que significa “Reverse with intuitive deceleration electronics”. Ou seja, marcha à ré eletrónica com desaceleração. Além do RiDE, foi ainda possível reduzir o peso dos modelos topo de gama, através da tecnologia NanoXcel 2. Por fim, várias tecnologias já existentes nos modelos topo de gama foram acrescentadas aos modelos desportivos e de recreio. Os modelos que sofreram as alterações mais profundas foram VX Deluxe,VX Deluxe, VXS e VXR.

O RiDE é, sem dúvida, a maior inovação dos últimos anos no mercado das motos de água. Trata-se de um sistema de marcha à ré eletrónica, acionado por uma manete igual ao acelerador, mas colocada do lado esquerdo do guiador. A manete esquerda permite regular a marcha da moto em três modos diferentes: forward (avante), neutral (neutro) e reverse (à ré) e ainda desacelerar. O RiDE está presente em quase todos os modelos de 2015, e apenas o modelo V1 – por ser o mais económico – e os modelos desportivos/de competição Super Jet, FZS e FZR não o incluem.
Já a tecnologia NanoXcel2 é a segunda geração do NanoXcel, ainda mais leve e criada através da introdução de micro-bolhas mais fortes e mais pequenas que outros componentes, permitindo assim uma redução do peso na ordem dos 18% em relação ao NanoXcel, que por sua vez já é 37% mais leve que os outros materiais usados no fabrico de motos de água. A Yamaha consegue assim ter o casco mais leve na classe de alta performance, mantendo a força e durabilidade.

Para 2015, a Yamaha mantém as gamas e modelos deste ano, ou melhor, mantém os nomes dos modelos, pois todos foram transformados, em especial a serie VX – VX Deluxe e VX Cruiser – e as desportivas VXS e VXR. Na gama de alta performance, a marca equipou todos os modelos com o sistema RiDE. O casco será em NanoXcel 2 para os modelos SVHO. Os outros dois modelos, FX HO e FX CRUISER HO terão o casco em NanoXcel.

Pelo carácter de competição das motos de altas prestações desta série, FZR e FZS, a Yamaha optou por não incluir nestes dois modelos o sistema eletrónico RiDE mas incluiu a tecnologia NanoXcel 2. Os modelos VXR/S foram totalmente renovados. O novo casco em NanoXcel tornou estes dois modelos desportivos ainda mais ágeis e com boa resposta. O motor que equipa os modelos VXR e VXS continua a ser a 4 tempos 1.8L High Output.

A série VX é, sem dúvida, uma das mais vendidas em Portugal e na Europa. Modificar um produto com o reconhecimento da VX foi seguramente uma decisão difícil de tomar pela Yamaha, que talvez por isso tenha optado por manter o modelo base (e o mais económico) da gama, a antiga VX Sport, que agora é denominada V1, e alterar completamente os modelos VX Cruiser e VX Deluxe, oferecendo um conjunto de atributos que faziam parte apenas dos modelos de gamas superiores. Desta forma, a marca continua a ter a sua unidade mais económica, mais conhecida e mais procurada, mas consegue fazer face aos modelos criados pela concorrência com dois produtos totalmente novos e ricos em tecnologias de topo, as novas VX Cruiser e VX Deluxe.

As novas VX Deluxe e Cruiser apresentam-se com um look totalmente novo, não só pelas cores, mas principalmente pelo design, que lhes confere um toque agressivo. O casco, em NanoXcel, e portanto ultraleve e resistente, é o mesmo que foi utilizado para os modelos VXR e VXS, 30 cm mais largo e com uma forma melhorada. Além disso, foram incorporados uma nova grade e um novo prato para uma maior estabilidade e segurança, bem como, aderência à água. Em termos de motor a marca japonesa optou por não fazer qualquer alteração ao Yamaha Marítimo 1,1 L, com 4 cilindros DOHC. Estes dois modelos estão ainda equipados com o sistema RiDE; espelhos integrados; sistema no wake mode, para navegação nas marinas; modo cruise assist; pega de popa e degrau de embarque melhorados; acelerador electrónico; comando remoto de segurança, com o modo de rotações reduzidas para a iniciação; compartimento estanque sob o banco; e painel de instrumentos renovado.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
LX Sailing