CompararComparando ...

BMW M4 Concept Iconic Lights mostra possibilidades inovadoras da iluminação

Artigo
BMW M4 Concept Iconic Lights mostra possibilidades inovadoras da iluminação

A BMW não quis faltar à Feira de Electrónica de Las Vegas (Consumer Electronics Show – CES) e levou até ao certame norte-americano um M4 com algumas tecnologias relevantes, entre elas luzes “icónicas” de laser.

O M4 Concept Iconic Lights, com pintura em branco metalizado, simboliza a reinterpretação das típicas luzes redondas da BMW. Em andamento, a tecnologia laser pode ser identificada pelas finas faixas de luz no interior dos faróis, ao passo que na traseira, a iluminação baseia-se em OLEDs (organic light-emitting diodes), que produzem luz a partir de camadas de material orgânico. Pela primeira vez, segundo a marca bávara, tanto as luzes traseiras como os indicadores de mudança de direcção utilizam tecnologia OLED com imagem tridimensional.

Os OLED têm baixo consumo, ajudando assim a reduzir as emissões CO2 e dispensam a utilização de metais raros na sua produção. Ao contrário dos LED, que operam como um único ponto luminoso, os OLED produzem luz de forma uniforme ao longo de toda a sua superfície, sendo que os elementos OLED são bastante finos: apenas 1,4 mm de largura. De igual forma, os módulos de iluminação podem ser activados separadamente, o que gera novas possibilidade de iluminação nos faróis traseiros.

A iluminação laser não é nova, mas a BMW trabalha agora em novas funcionalidades: por exemplo, o raio de iluminação chega aos 600 metros em combinação com a função BMW Selective Beam (anti-encadeamento). Por outro lado, recorrendo a sensores e em integração com o sistema de navegação, os faróis podem iluminar curvas com antecedência.

Faróis avançados

O sistema de faróis com tecnologia laser consome 30% menos energia, mas o foco paralelo de luz é dez vezes mais intenso do que aquele produzido pelo halogéneo, xénon ou LED, iluminando o caminho a percorrer até 600 metros. O sistema BMW Selective Beam, auxiliado por uma câmara, impede o encadeamento dos condutores que circulam em sentido contrário.

De noite, o sistema dinâmico Night Vision também se destaca pela segurança acrescida: no escuro, pessoas e animais podem ser detectadas a uma distância até 100 metros, através de uma câmara de infra-vermelhos e “destacados” pelo sistema laser Dynamic Light Spot. Além disso, se o sistema detectar um estreitamento de faixa adiante, os faróis actuam como indicador de largura da via, com a faixa de lux a indicar a largura exacta do veículo em relação à estrada para permitir uma passagem segura ao condutor.

Embora pareça distante, esta tecnologia vai equipar um modelo de produção em breve, embora a marca não especifique qual.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Pedro Junceiro