CompararComparando ...

Loeb avassalador no regresso aos ralis

Artigo
Loeb avassalador no regresso aos ralis

Foi de forma surpreendente que Sébastien Loeb pulverizou os tempos de toda a concorrência na primeira especial do Rali de Monte Carlo e se tornou no primeiro líder da competição. O heptacampeão do Mundo esteve 15 meses sem fazer uma prova de estrada mas mostrou porque é o melhor da história do WRC. De regresso ao Citroën DS3, deixou o segundo classificado na classificativa Entrevaux – Rouaine a 22 segundos de distância.

Apesar do tempo perdido, Ott Tanak estava muito satisfeito por ter sido batido apenas por Loeb. O jovem da Estónia teve uma excelente estreia como piloto oficial da M-Sport ao volante do Ford Fiesta WRC. O actual campeão do Mundo, Sébastien Ogier, explicou que não assumiu qualquer risco e em parte justifica-se, assim, o facto de ter perdido 30,9s no neste primeiro confronto com Loeb.

Sem acesso aos tempos intermédios durante as especiais, os pilotos não sabem como estão a andar os adversários e isso notou-se no antigo campeão do Mundo que fez uma cara de choque quando tirou o capacete e viu o tempo realizado. “A três quilómetros do fim disse ao Daniel (Elena) que estávamos parados. A estrada estava cheia de gelo. Mas fizemos um bom tempo”, afirmou. Para além do gelo, Loeb sentiu dificuldades acrescidas porque foi o 14º a sair para a estrada e já encontrou muitas zonas com mais lama e gravilha do que os primeiros que por ali passaram.

Sébastien Loeb chega ao final do primeiro dia de competição na frente do Rali de Monte Carlo, mas a diferença não é tão evidente como após o primeiro troço. Isto porque Sébastien Ogier respondeu quase na mesma moeda na especial seguinte, que venceu. O piloto do Volkswagen Polo recuperou mais de 15 segundos a Loeb e neste momento, os dois estão separados por 13,3s, o que deixa antever um tremendo confronto nos próximos dias.

Em terceiro surge Jari-Matti Latvala que antes da prova disse ficar satisfeito se acabar entre os quatro melhores. O finlandês assumiu a candidatura ao título e sabe que precisa de pontuar em todas as provas, mesmo nas que se sente menos à vontade. Neste momento está a 36,1s de Loeb.

Logo a seguir aparece Tanak. O jovem da M-Sport começou bem a prova e está a apenas 2,5s de um lugar no pódio. Elfyn Evans coloca o outro Fiesta na quinta posição, numa demonstração que a estrutura britânica fez um bom trabalho durante o defeso e surge competitiva neste início de época.

Kris Meeke é o sexto classificado com o segundo Citroën. Andreas Mikkelsen está em sétimo e só depois aparece o melhor Hyundai. Thierry Neuville não conseguiu ir além do oitavo posto. Os i20 WRC começaram o Rali de Monte Carlo com dificuldades. Se a posição do piloto belga já deixa os adeptos do construtor coreano um pouco desapontados, Dani Sordo não ajuda para melhorar o moral da equipa. O espanhol teve uma saída de estrada e o seu co-piloto, Marc Marti, teve mesmo de empurrar o carro para saírem do local e continuarem em prova. Ao fim do primeiro dia está em 12º a 1m24,9s.

Este primeiro dia de competição no Rali de Monte Carlo já teve baixas. Para além das dificuldades de Sordo, destaque para o abandono de Robert Kubica que ficou parado na ligação após o segundo troço com problemas eléctricos no Ford Fiesta. Deverá regressar amanhã em Rally 2 se estes forem resolvidos pela assistência.

Sébastien Chardonnet teve uma péssima estreia com o DS3 WRC em 2015. O francês bateu numa pedra na segunda especial e danificou a suspensão traseira direita do carro. Bryan Bouffier nem entrou no troço. O piloto do Ford Fiesta saiu de estrada e não conseguiu voltar.

Amanhã, as equipas têm um dia bastante preenchido com seis especiais pela frente. A primeira é La Salle en Beaumont – Corps 1, com início marcada para as 8h56m, hora de Portugal Continental. No total, são 134,1 km de especiais com a meteorologia muito instável. As escolhas de pneus podem ser determinantes.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon