CompararComparando ...

Alpine revela modelo para o projecto Vision Gran Turismo

Artigo
Alpine revela modelo para o projecto Vision Gran Turismo

Foi revelada, por fim, a proposta da Alpine para o projecto Vision Gran Turismo, naquele que é um modelo comemorativo do 60º aniversário da marca, mas apenas para as pistas virtuais. Desde que em Julho de 2013 a Polyphony Digital, que desenvolve o jogo Gran Turismo, propôs o desafio de criar um novo automóvel virtual, as equipas da Alpine investiram nele o mesmo entusiasmo, a mesma paixão, mas também o mesmo rigor, que aplicam no desenvolvimento do futuro modelo de produção.

No cerne deste projecto está a ideia de desenvolver um automóvel capaz de aliar agilidade e comportamento dinâmico, do tipo ‘barqueta’, no seguimento do envolvimento da marca na competição, com o A450.

O caderno de encargos transmitido aos designers tinha uma especificidade face às criações habituais: os pontos principais do concept deveriam ser a traseira e o cockpit. Simplesmente porque são os pontos mais observados num jogo de vídeo de simulação automóvel.

Mas na frente também há pontos de destaque, como a evocação do A110 e dos faróis em forma de X, embora os deste modelo estejam munidos da tecnologia LED. Estas referências ao passado estão em harmonia com o moderno aerodinamismo: um splitter dirige o fluxo de ar de cada um dos lados da carroçaria e deixa ver os triângulos da suspensão. As derivas laterais evocam, por seu lado, os A210 e A220 que brilharam nas 24 Horas de Le Mans.

No interior, o piloto está colocado do lado direito, de acordo com a arquitectura típica dos sport-protótipos, na medida em que a maioria dos circuitos desenvolvem-se no sentido dos ponteiros do relógio. O volante, de forma quase rectangular, como é norma nos protótipos de Endurance, é colocado sobre a instrumentação digital e os retrovisores são substituídos por câmaras de alta definição. Conta também com travões aerodinâmicos accionados hidraulicamente e conjugam-se com as luzes de travagem.

No Gran Turismo, os jogadores poderão escolher entre três personalizações: branco e azul, que será a decoração do exemplar à escala 1/1, laranja e azul, inspirada no Alpine A450 duplo Campeão da Europa de Endurance e preto mate.

O Alpine Vision Gran Turismo será apresentado pela primeira vez no Festival Automobile International no dia 27 de Janeiro e até ao dia 1 de Fevereiro e pode ser descarregado gratuitamente, em Março, para o jogo Gran Turismo 6.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Pedro Junceiro