CompararComparando ...

Opel Corsa aposta na eficiência com o renovado motor 1.3 CDTI

Artigo
Opel Corsa aposta na eficiência com o renovado motor 1.3 CDTI

A Opel aposta fortemente na eficiência e na redução dos consumos, preparando para o mês de Abril a introdução na gama Corsa da versão 1.3 CDTI de 95 cv acoplada à nova caixa de velocidades robotizada Easytronic 3.0 de cinco relações. Graças ao motor Diesel amplamente revisto, o novo Corsa passa a apresentar emissões de CO2 de apenas 82 g/km e consumo médio de 3,1 l/100 km. Para estes valores contribuem também o sistema Start/Stop, de recuperação de energia da travagem e os pneus de baixa resistência ao rolamento.

O 1.3 CDTI, de 95 cv e 190 Nm de binário máximo entre as 1750 e as 2500 rpm, recebeu diversas evoluções com o intuito de se tornar mais económico, apresentando assim um novo turbocompressor, uma bomba de óleo de débito variável e uma bomba de água comutável, além de novas configurações de gestão eletrónica. Na carroçaria de três portas, com transmissão Easytronic 3.0, o consumo médio baixa para 3,1 l/100 km e as emissões fixam-se em 82 g/km de CO2, menos 3 g/km do que a mesma versão equipada com caixa manual de cinco velocidades.

A nova caixa robotizada de cinco velocidades Easytronic 3.0 é mais leve do que uma caixa automática convencional e apresenta menor atrito interno. Com recurso a pequenos motores elétricos que atuam mecanicamente sobre a embraiagem e os veios de engrenagens, de acordo com instruções de um sistema de gestão eletrónica, a caixa Easytronic 3.0 seleciona automaticamente a velocidade mais eficiente face a múltiplos parâmetros da condução, conseguindo optimizar o consumo de combustível e o aproveitamento do desempenho do motor.

Desta forma, o sistema de controlo da caixa consegue ajustar-se a diferentes necessidades, assumindo comportamentos distintos consoante as situações, como, por exemplo, manobras de estacionamento ou, ao invés, acelerações vigorosas. Além do modo totalmente automático, a caixa Easytronic 3.0 oferece a possibilidade de ser comandada manualmente através de movimentos da alavanca para a frente e para trás (ao estilo sequencial).

O novo Corsa 1.3 CDTI ecoFLEX Easytronic inicia a sua comercialização em Portugal no próximo mês de Abril.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Pedro Junceiro