CompararComparando ...

O novo líder na Suécia é um vizinho norueguês

Artigo
O novo líder na Suécia é um vizinho norueguês

O Rali da Suécia já teve três líderes diferentes com dez classificativas realizadas. No final da primeira etapa, Andreas Mikkelsen é o primeiro, com uma vantagem a rondar os 20 segundos para o segundo e o terceiro classificados. O norueguês da Volkswagen andou quase sempre no pódio e aproveitou o deslize dos seus companheiros de equipa, Sébastien Ogier e Jari-Matti Latvala, para assumir o comando da segunda prova do campeonato do Mundo.

Mas comecemos pelo início. A jogar em casa, Pontus Tidemand teve uma estreia de sonho nesta edição. O piloto que compete no WRC2 foi o mais rápido na super-especial de ontem à noite e começou o dia de hoje na frente da classificação. Entretanto, com a entrada nos troços convencionais, Sébastien Ogier mostrou porque é dos poucos não nórdicos que já ganharam esta prova. O campeão do Mundo foi o mais rápido e passou para a frente da tabela.

O dia foi dominado pelos homens da Volkswagen, num duelo muito interessante entre Ogier e Latvala. O francês começou bem melhor mas teve problemas que o finlandês soube aproveitar. Quando o limpa pára-brisas do Polo do líder do mundial deixou de funcionar, o seu companheiro de equipa encurtou a distância. E na especial a seguir fez o mesmo porque apesar do sistema no carro de Ogier já estar a funcionar, este esqueceu-se de fechar bem o capot que abriu em andamento e partiu o vidro.

Ainda assim, Ogier e Latvala chegaram ao fim da oitava especial na frente do Rali da Suécia. Foi no nono troço que se atrasaram. Ambos saíram de estrada e perderam tempo. Mas se Ogier cedeu 40 segundos e caiu para quarto, o que o mantém na luta pela vitória, já Latvala disse adeus a qualquer possibilidade de vencer. O nórdico ficou com o seu Polo preso a 400 metros do final mas não conseguiu sair sem a ajuda dos espectadores. No final, perdeu mais de oito minutos.

“Após uma longa recta, chegámos demasiado depressa a uma curva para a direita. Vi alguma terra na estrada e pensei que a tracção seria melhor. Mas a traseira do carro bateu num banco de neve e a frente virou. Mantive o pé no acelerado mas o carro ficou preso na valeta”, explicou Latvala.

Os pilotos da Volkswagen não foram os únicos a perderem tempo. Kris Meeke, em Citroën, também teve dificuldades em manter o DS3 WRC sempre na estrada e acabou por perder tempo precioso. Robert Kubica e Lorenzo Bertelli, ambos em Ford Fiesta, tiveram problemas de transmissão nos seus carros. O italiano acabou mesmo por abandonar mas deve voltar em Rally 2. Elfyn Evas também teve um encontro imediato com um banco de neve que o fez perder dois minutos e cair na classificação. Ainda assim, manteve-se entre os dez primeiros.

Posição Nome Carro Tempo
1 Andreas Mikkelsen Volkswagen Polo WRC  1h14m03,6s
2 Thierry Neuville Hyundai i20 WRC  a 19,1s
3 Mads Ostberg Citroën DS3 WRC a 19,4s
4 Sébastien Ogier Volkswagen Polo WRC a 24,7s
5 Ott Tanak Ford Fiesta WRC a 1m06,2s
6 Hayden Paddon Hyundai i20 WRC a 1m37,1s
7 Martin Prokop Ford Fiesta WRC a 2m00,5s
8 Yuri Protasov Ford Fiesta WRC a 2m11,4s
9 Henning Solberg Ford Fiesta WRC a 2m18,2s
10 Elfyn Evans Ford Fiesta WRC a 2m49,6s
Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon