CompararComparando ...

As diferenças entre o Nordschleife e o Sudschleife

Artigo
As diferenças entre o Nordschleife e o Sudschleife

[jwplayer player=”1″ mediaid=”28287″]

Se é adepto do mundo dos automóveis, certamente que já ouviu falar no Nürburgring Nordschleife. Trata-se de um dos mais exigentes circuitos do mundo, localizado em Nürburg, perto de Colónia, na Alemanha, no qual praticamente todas as marcas testam os seus automóveis em fase de desenvolvimento, mas que é também palco de competições automobilísticas. Actualmente, a mais importante que ali se realiza é a que tem duração de 24 horas para modelos de GT e de turismos, convenientemente chamada de 24 Horas de Nürburgring, além de outras menos relevantes pertencentes ao VLN, campeonato de resistência germânico. Isso prepara-se para mudar em 2015, com a ida do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC) àquele traçado para um evento que promete grandes emoções.

Porém, até 1976, também a Fórmula 1 ali assentava arraiais para o GP da Alemanha, com os monolugares a participarem naquela que era uma das provas mais intensas e perigosas de todo o campeonato. Foi com o acidente de Niki Lauda no grande prémio de 1976, quando o piloto austríaco da Ferrari ficou entre a vida e a morte, que a Fórmula 1 se afastou decididamente do Nordschleife.

Mas que nome é esse? Na prática, nos primeiros anos, o Nürburgring era a soma de dois circuitos: o longo Nordschleife (Circuito Norte) e o Sudschleife (Circuito Sul), mais curto, mas igualmente desafiante. Este pequeno e quase desconhecido circuito contava com 7,74 km de comprimento, sendo bastante mais apertado e rigoroso.

Nas suas primeiras décadas de existência, o Nordschleife e o Sudschleife chegaram a ser utilizados como um circuito único, com um comprimento superior a 28 km por volta! Contudo, “afundando-se” bem no meio da floresta, o Circuito Sul perdeu relevância e foi votado a competições secundárias, degradando-se cada vez mais até à sua desactivação total, que teve lugar em 1976. Depois chegou a destruição. Com a necessidade de voltar a trazer a Fórmula 1, o Sudschleife foi praticamente destruído com vista à construção do moderno (e inócuo…) circuito que actualmente alberga o GP da Alemanha de F1 (em alternância com o também já “desfigurado” circuito de Hockenheim), cuja estreia no Mundial de F1 teve lugar em 1984. Embora satisfeitos pelo regresso de um nome com muita história na modalidade, todos os pilotos concordaram que entre aquele e o “velho” Nürburgring existia uma imensidão de diferenças.

[jwplayer player=”1″ mediaid=”28289″]

Como já referimos, a sua composição enquanto circuito era desafiante, mostrando semelhanças com o Nordschleife, mas sendo mais apertado e com piso mais ondulado, tornava mais fácil o aparecimento de erros, alguns dos quais fatais para os pilotos. Oficialmente, contam-se 19 mortes ligadas a provas motorizadas no Circuito Sul.

Hoje em dia, é quase impossível “visitar” o Sudschleife, não só porque uma grande parte do seu traçado original foi “reciclado” em prol do chamado “GP-Strecke” (pista de GP), mas também porque o que não foi destruído foi convertido em estradas públicas. Excepto uma pequena parte com cerca de 1 km, que foi mantida com o mesmo asfalto original e rodeado pela mesma floresta que na época ladeava os pilotos temerários.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Pedro Junceiro