CompararComparando ...

Os anos de glória da Subaru no Mundial de Ralis

Artigo
Os anos de glória da Subaru no Mundial de Ralis

Os adeptos do Mundial de Ralis (WRC) ainda terão bem presentes na memória os tempos em que os Subaru pintados de azul eram presença assídua nas classificativas das provas. Com três títulos de construtores (1995, 1996 e 1997) e três de pilotos (1995, 2001 e 2003), a marca nipónica tem o seu nome inscrito na modalidade, da qual agora não faz parte a nível oficial.

Em 1989, a marca entrou oficialmente naquele campeonato, assistindo-se à criação da Subaru World Rally Team, com a britânica Prodrive a ficar encarregue de desenvolver os Legacy RS para o campeonato. Depois, em 1993, a marca passou a utilizar o Impreza, modelo que ganhou grande notoriedade a partir daí, popularizando a célebre pintura azul com o logótipo da tabaqueira 555 bem espalhado na carroçaria.

[jwplayer player=”1″ mediaid=”28360″]

Pela equipa liderada por David Richards passaram diversos pilotos de grande renome e talento, sendo que um dos mais acarinhados pelo público foi, sem dúvida, Colin McRae. O escocês ficou conhecido pela sua abordagem aguerrida a todos os troços de ralis, representando para o universo do WRC um pouco daquilo que Gilles Villeneuve simbolizava para a Fórmula 1 muitos anos antes. Foi dele a célebre tirada “in doubt, flat out” (em caso de dúvida, pé a fundo). O resultado prático deste conceito nem sempre foi o mais acertado, sendo protagonista de diversos acidentes, mas a sua rapidez era inegável.

Mas outros nomes assomam à memória quando se fala da Subaru nos Ralis, a começar desde logo pelos lendários Ari Vatanen, Juha Kankkunen, Tommi Makinen e Carlos Sainz, Richard Burns, campeão em 2001, foi outro dos nomes marcantes na história da Subaru, cabendo ao extrovertido norueguês Petter Solberg o último título de pilotos da marca no WRC, em 2003.

Depois, chegou um tal de Sébastien Loeb à modalidade e, em conjunto com a Citroën, dominaram o Mundial de fio-a-pavio nos anos seguintes. No final de 2008, com a crise financeira e económica e espalhar-se pelo mundo e com os seus efeitos a sentirem-se de forma severa no Japão, a marca anunciou a sua saída do WRC, colocando um ponto final no projecto WRC.

O nome Impreza deixava o léxico dos ralis, embora continuassem a surgir alguns modelos no Agrupamento de Produção, inscritos por pilotos privados. Hoje, muitos adeptos anseiam pelo regresso da marca nipónica aos ralis (não de forma oficial), tendo sido confirmada a participação da marca no Campeonato Norte-Americano de Ralis com um Subaru WRX STI, preparado pela Vermont SportsCar.

O futuro da marca em termos de competições automóveis continua em aberto, havendo quem indique que a Subaru está agora mais próxima do ingresso do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC), defrontando Citroën, Honda, Lada e, possivelmente, a SEAT (também esta ainda não definiu a sua participação mas tendo a base do Leon SuperCopa não deverá ser difícil a passagem ao WTCC).

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Pedro Junceiro