CompararComparando ...

Audi Q7 e-tron quattro é o primeiro Diesel Plug-in híbrido da marca alemã

Artigo
Audi Q7 e-tron quattro é o primeiro Diesel Plug-in híbrido da marca alemã

Outra das novidades da Audi para Genebra é o Q7 e-tron quattro, naquele que é o seu primeiro Diesel Plug-in híbrido. A grande ênfase deste modelo de 5,05 m de comprimento está na eficiência, com a Audi a anunciar um consumo médio de apenas 1,7 l/100 km e emissões poluentes abaixo dos 50 g/km de CO2.

Ao motor V6 TDI de 3.0 litros com 258 cv e 600 Nm de binário junta-se um motor eléctrico de 126 cv (94 kW) para uma potência combinada de 373 cv e 700 Nm de binário máximo do conjunto. O motor eléctrico está integrado na caixa de Tiptronic de oito velocidades, ao passo que a bateria deste Q7 e-tron quattro tem uma capacidade de 17.3 kWh com um tempo de carregamento em redor das duas horas e meia.

Sendo um Plug-in híbrido, o Q7 e-tron quattro pode percorrer até 56 km em modo 100% eléctrico, poupando assim nos consumos. Desta forma, a autonomia anunciada é de 1410 km. As prestações também não foram descuradas, podendo atingir os 100 km/h em apenas 6,0 segundos e os 225 km/h de velocidade máxima.

O sistema deste Q7 e-tron quattro permite quatro modos de funcionamento – eléctrico, híbrido, salvaguarda da carga e carga da bateria. O primeiro favorece o modo eléctrico, o segundo permite ao Q7 escolher o melhor modo de condução em cada momento, enquanto o terceiro permite ao condutor guardar a carga disponível na bateria para utilização posterior. O último modo permite ao motor térmico carregar as baterias. Sempre que se liga o Q7, o modo por defeito é o eléctrico, cabendo ao condutor a escolha do motor TDI a partir do acelerador activo (ou seja, para lá de um ponto de resistência criado pelo próprio pedal dependendo do modo escolhido). O modo de “roda-livre” (coasting) também está presente, fazendo com que os motores sejam desligados quando o acelerador não é pressionado.

Como não poderia deixar de ser, a tecnologia também está em alta, com diversos sistemas de assistência à condução e de comodidade. A sua venda está prevista para a Primavera de 2016 em solo alemão.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Pedro Junceiro