CompararComparando ...

BMW adere aos híbridos plug-in com o novo X5 xDrive40e

Artigo
BMW adere aos híbridos plug-in com o novo X5 xDrive40e

Pressionados por normas de protecção ambiental cada dia mais restritivas, os construtores de automóveis estão, hoje, obrigados a encontrar soluções que tornem os seus modelos tão ambientalmente compatíveis quanto possível, e uma delas passa, obrigatoriamente, pelas motorizações híbridas plug-in. Naturalmente que uma marca com a dimensão e pergaminhos da BMW não poderia estar alheada desta realidade, pelo que o construtor bávaro acaba de dar a conhecer a sua primeira proposta dotada desta tecnologia: o novo X5 xDrive40e.

Para animar a variante híbrida plug-in do seu SUV de maiores dimensões, a casa de Munique decidiu combinar o motor 2.0 a gasolina de quatro cilindros com um motor eléctrico síncrono integrado na caixa automática de oito velocidades. O motor térmico, dotado de turbocompressor Twin-Scroll, admissão Valvetronic e duplo Vamos (distribuição variável sobre a admissão e escape), oferece uma potência máxima de 245 cv, constante entre as 5000 rpm e as 6500 rpm, e um binário máximo de 350 Nm, constante entre as 1250 rpm e as 4800 rpm. Já o motor eléctrico disponibiliza 113 cv/3170 rpm e 250 Nm logo a partir do arranque.

Com isto, o X5 xDrive40e anuncia um rendimento combinado de 313 cv e 450 Nm, bem como prestações, consumos e emissões bastante apelativos, apesar do seu peso de 2230 kg: 6,8 segundos nos 0-100 km/h; 210 km/h de velocidade máxima (electronicamente limitada); consumo combinado de 3,3 l/100 km (ou 15,3 kWh/100 km quando em modo exclusivamente eléctrico); e emissões de CO2 de 77 g/km. O motor eléctrico é alimentado por uma bateria de iões de Lítio com 96 células e 9,0 kWh de capacidade, colocada sob o piso da mala, o que implica que a respectiva capacidade, neste caso, varie entre 500 litros e 1720 litros.

A bateria pode ser carregada tanto numa tomada de corrente doméstica (em que o processo demora 3h50m), nos postos de carregamento públicos e numa wallbox proposta pela BMW (o que permite reduzir o tempo de recarga para 2h45m). No modo exclusivamente eléctrico, e estando a bateria totalmente carregada, o X5 xDrive40e anuncia uma autonomia máxima de 31 km, estando aqui a velocidade máxima limitada a 120 km/h.

Produzido nos EUA, na fábrica de Spartanburg, o novo X5 xDrive40e conta, de série, com tracção integral permanente (mesmo no modo totalmente eléctrico), bem como com suspensão traseira com amortecimento pneumático e efeito autonivelante. Outra das suas virtudes é poder montar quase todos os opcionais disponíveis para os restantes membros da gama X5, incluindo o kit M e os elementos constantes do catálogo da BMW Individual.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon