CompararComparando ...

VW Beetle com quatro concepts em Nova Iorque

Artigo
VW Beetle com quatro concepts em Nova Iorque

Apesar dos rumores que apontam para a sua descontinuação no final do tempo de vida da presente geração, o Beetle foi alvo de particular atenção por parte da VW no Salão de Nova Iorque, onde foram revelados quatro concepts deste evocativo modelo, cada qual não só prestando homenagem a este ícone da indústria automóvel, como pretendendo mostrar que caminho o seu construtor poderá seguir no futuro neste particular. Dois destes protótipos foram criados com base na versão descapotável, os outros dois tiveram como ponto de partida a carroçaria fechada – mas todos têm em comum a capacidade de poderem passar às linhas de produção num futuro próximo, se for essa a decisão da VW.

O Beetle Cabrio Denim, como o seu próprio nome indica, tem como principal característica os revestimentos interiores em ganga, o que está longe de ser uma novidade no modelo, que em meados de 1970 conheceu a sua primeira série especial deste género – mas que, aqui, estão pela primeira vez associados a uma versão descapotável do Beetle, com a capota a adoptar um tecido que, não sendo ganga, pela sua textura e cor assim parece. O motor alojado sob o capot é o 1.8 TSI na sua versão de 170 cv; a cor exterior foi especificamente desenvolvida para este estudo, mas a eventualidade de uma passagem à produção ganha outros contornos quando a própria VW refere que, nesse caso, estariam disponíveis mais nove cores de carroçaria…

Afirmando que tem aumentado a procura por um Beetle pintado de cor de rosa, tanto nos EUA como na China, a VW criou também o Beetle Pink Color Edition. Neste caso, sobressaem o rosa metalizado da carroçaria, as caixas dos espelhos cinzentas e os pára-choques com design R-Line. No interior, é utilizado o mesmo tom de rosa, em contraste com o preto brilhante, os cromados e o alumínio aplicados em determinadas zonas do habitáculo. Apesar de desenvolvido a partir de um coupé, a VW sublinha que o Beetle Pink Color Edition também poderia ser proposto em versão descapotável, e que a sua passagem à produção dependerá apenas da reacção e do interesse que o público venha a manifestar nesse sentido.

Proporcionar um melhor desfrute do sol, e do que lhe está associado, tem por objectivo o Beetle Convertible Wave. Naturalmente criado a partir da variante descapotável, destaca-se pela cor laranja da carroçaria, pelas jantes de 19” e pelas caixas dos espelhos cromadas. No interior, pretendeu-se criar uma fusão entre o design contemporâneo e elementos icónicos, como as inserções nos bancos num padrão que evoca os automóveis das décadas de 1950-60, ou a cobertura do painel de instrumentos a fazer lembrar uma prancha de surf. Para reforçar a capacidade que este protótipo, como os seus “irmãos”, tem de passar em breve à produção, a VW recorda que o Beetle Dune, revelado no Salão de Detroit de 2014, chegará aos concessionários da marca já no início de 2016.

Porventura o mais apetecido destes quatro protótipos revelados no certame novaiorquino, o Beetle R-Line Concept assume, naturalmente, um carácter mais desportivo, desde logo por ser animado pelo motor 2.0 TSI na sua variante de 217 cv. A pintura em branco pérola, os pára-choques mais volumosos (com entradas de ar de maiores dimensões na dianteira), o difusor traseiro , o deflector posterior de grandes dimensões e as jantes de 20” são outros elementos que o confirmam. No interior, menção para os bancos desportivos, para os acabamentos a imitar fibra de carbono e para o contraste garantido pelo amarelo eleito para a decoração do painel de instrumentos e para as costuras dos revestimentos.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon