CompararComparando ...

Geely aposta forte na Europa

Artigo
Geely aposta forte na Europa

Os chineses da Geely estão apostados em investir no Velho Continente para aumentar por aqui a sua presença, e em áreas bastante diversificadas do sector automóvel. Desde logo, através da construção de uma nova linha de montagem em Coventry, no Reino Unido, destinada ao fabrico dos célebres táxis londrinos (a London Taxi Company faz já parte do seu portfolio de marcas, em que também se inclui a Volvo) e com uma capacidade de 36 mil unidades anuais, ou seja, dez vezes mais do que a actual – o que obrigará a um investimento na ordem dos 350 milhões de euros, mas há quem diga poder permitir ao grupo chinês aí produzir modelos da Volvo e da própria Geely.

Ao mesmo tempo, o fabricante asiático pretende construir um pequeno SUV já a partir do final do próximo ano, inicialmente destinado ao mercado doméstico (onde deverá ser posto à venda no início de 2017), mas que pretende chegue igualmente à Europa cerca de um ano mais tarde – e, provavelmente, também aos EUA. Na sua versão europeia, este SUV (desenvolvido a partir da plataforma CMA, desenvolvida em colaboração com a Volvo) deverá começar por contar somente com uma versão híbrida plug-in, capaz de respeitar as cada dia mais severas normas de protecção ambiental em vigor na Europa.

Nos planos do grupo chinês, liderado pelo multimilionário Li Shufu, de 51 anos, integra-se ainda a criação de uma berlina desportiva, que permita incrementar a imagem de marca da Geely e possa fazer face aos tradicionais dominadores do segmento dos familiares médios de prestígio (pelo menos na China…), casos do Audi A4, do BMW Série 3 e do Mercedes Classe C. O modelo está ser desenvolvido por uma equipa liderada por Peter Horbury, antigo responsável de design da Volvo, e a sua primeira aparição, ainda sob a forma de protótipo, teve lugar no Salão de Xangai, que hoje abre ao público as suas portas, sob a designação Emrad Concept. Terá, também ele, por base uma nova plataforma destinada a servir igualmente alguns futuros modelos da Volvo, e das suas aspirações também fará parte o lançamento na Europa.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon