CompararComparando ...

Williams e Oris: fórmula certa

Artigo
Williams e Oris: fórmula certa

A associação entre o universo dos desportos motorizados e o mundo relojoeiro é histórica e natural – não só porque desde os primórdios foi necessário criar instrumentos de precisão para os tabliers, mas também porque a própria competição está directamente associada à cronometragem. Desde muito cedo e sobretudo com maior incidência a partir da década de 70, são muitas as escuderias que se associam a marcas de relógios – e a Fórmula 1, com toda a sua tecnologia de vanguarda e mediatismo exacerbado, é um campo experimental de excepção em que essas parcerias assumem maior relevância. Como a que liga a Williams à Oris.

Companhia relojoeira suíça fundada em 1904, a Oris sempre teve um peso relevante no mercado britânico – e esse foi um dos factores que, em 2003, conduziu à assinatura do acordo com a escuderia fundada por Sir Frank Williams. O que significa que a associação cumpre 13 anos em 2015, período de tempo que faz da marca sediada em Grenchen o mais antigo patrocinador da Williams.

02_774_7717_4154_PR_01 2

Como não podia deixar de ser, a parceria suscitou logo desde o início a criação de uma linha da Oris dedicada ao Williams F1 Team. Apologista da relojoaria mecânica e do conceito hi-mech (todos os relógios da marca são exclusivamente mecânicos, não há qualquer modelo dotado de movimentos de quartzo), os pontos de contacto eram naturais e a Oris até apresentava no seu historial cronógrafos inspirados pelas competições automobilísticas – os Chronoris. Hoje em dia os patrocínios ‘motorizados’ estendem-se à Audi Motorsports (o piloto português Filipe Albuquerque é embaixador da marca por via disso) ao rally de clássicos Calobra e ao Raid Suisse-Paris, mas os modelos dedicados à Williams assumem sempre um natural destaque. E este ano a linha foi estruturalmente renovada.

Os modelos Oris Williams de 2015 são completamente novos no sentido em que estreiam uma arquitetura que não é partilhada por mais nenhum outro modelo no catálogo da marca. A forma da caixa reflete a silhueta aerodinâmica dos bólides de Fórmula 1, com as asas da bracelete a evocarem a forma cónica do nariz e a coroa concebida para se assemelhar a uma roda da caixa de velocidades. Os ponteiros também são reminiscentes dos históricos painéis de instrumentos dos carros Williams.

Há dois modelos disponíveis: o relógio Day Date de 42mm, disponível com mostrador preto ou no azul tradicional da Williams; e o cronógrafo de 44mm, com mostrador preto com várias nuances azuladas. Ambos são dotados de movimentos automáticos visíveis através de um fundo transparente em vidro de safira (destacando-se o rotor vermelho, símbolo da filosofia hi-mech da Oris), apresentam estanquidade até 100 metros e estão equipados com bracelete em aço ou de cauchu à escolha.

Os relógios são usados por elementos-chave da escuderia e pelo piloto Valtteri Bottas. Claire Williams, diretora-comercial da escuderia, resumiu bem a extensão da parceria: “É o mais longo patrocínio vigente. A nossa colaboração tem sido tão bem sucedida graças às sinergias entre as duas marcas – ambas geridas por famílias, ambas abraçam novas tecnologias de ponta. E a precisão do tempo é um pilar das nossas indústrias”. O logótipo da Oris estará não só visível no nariz do novo Mercedes FW 37 mas também nos uniformes da equipa e nos capacetes, fatos e luvas dos pilotos.

Miguel Seabra
Espiral do Tempo

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Miguel Seabra