CompararComparando ...

Novo BMW X1 no Outono e com tracção dianteira (com video)

Artigo
Novo BMW X1 no Outono e com tracção dianteira (com video)

Está pronto o novo BMW X1, o modelo de acesso à gama de veículos mais polivalentes do construtor bávaro, que nesta geração promete incorporar ainda mais o espírito SAV (acrónimo de Sports Activity Vehicle, a sigla que a BMW criou para identificar aquilo a que a maioria dos restantes fabricantes chama SUV…). Tendo por base a plataforma UKL, também utilizada pelo Série 2 Active Tourer e pelo Série 2 Gran Tourer, o X1 passará a dispor de tracção dianteira nas versões de duas rodas motrizes, contando as variantes xDrive com um sistema de tracção integral em que a repartição do binário entre os dois eixos é assegurada por uma embraiagem multidiscos gerida electronicamente .

Visualmente, é nítido o quanto o X3 terá servido de inspiração para o novo X1, ainda que o porte mais impositivo se deva também ao aumento das dimensões exteriores, nomeadamente da altura, que cresceu uns significativos 53 mm. Tal facto traduzir-se-á, igualmente, numa habitabilidade mais generosa, com o construtor de Munique a destacar, neste particular, o aumento do espaço para pernas atrás – sublinhando, ainda, a colocação mais elevada dos bancos dianteiros (36 mm) e traseiros (64 mm), o que contribui para uma melhor visibilidade para o exterior.

A bagageira oferece agora 505 litros (mais 85 litros do que no modelo anterior), podendo crescer até aos 1550 litros mediante o rebatimento do banco traseiro (rebatível na proporção 40/220/40). Para incrementar a versatilidade de utilização, está disponível como opção o banco traseiro com regulação longitudinal (130 mm), que permite fazer variar o espaço atrás e o volume da mala em função das necessidades do momento.

A gama de motores, na fase de lançamento, será composta apenas por unidades de quatro cilindros em linha, duas a gasolina e três a gasóleo, com potências que vão dos 150 cv aos 231 cv, e passíveis de combinar com uma caixa manual de seis velocidades, ou automática de oito relações. Na base da oferta estarão as opções de tracção dianteira sDrive 18d e sDrive 20i, que lá mais para o final do ano serão complementadas pelas versões, também de tracção à frente, equipadas com os motores tricilíndricos de 1,5 litros, Diesel e a gasolina, da marca bávara. As restantes variantes contarão com tracção total xDrive.

À venda em Outubro, o novo X1 coloca ainda à disposição dos seus clientes os packs de equipamento Advantage, Sport Line, xLine e M Sport, fazendo pela primeira vez uso de elementos (propostos enquanto opção) como os faróis integralmente em LED, o amortecimento pilotado DDC, o head-up display ou o Driving Assistant Plus (solução que combina o cruise control activo com a função Stop&Go, o alerta de transposição de faixa de rodagem, o alerta de colisão, a travagem de emergência em cidade e o assistente de engarrafamentos).

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon