CompararComparando ...

Porsche Mission E antevê desportivo eléctrico de quatro lugares (com videos)

Artigo
Porsche Mission E antevê desportivo eléctrico de quatro lugares (com videos)

Mission E é o nome do protótipo do primeiro desportivo eléctrico de quatro lugares da história da Porsche. Acabado de revelar no Salão Automóvel de Frankfurt, desde logo se impõe pelas suas formas exteriores extremamente agressivas e aerodinâmicas, assumidamente inspiradas nas do superdesportivo híbrido 918 Spyder. A carroçaria, com apenas 1,3 metros de altura, é construída numa combinação de aço, alumínio e plástico reforçado com fibra de carbono, para garantir um peso reduzido e uma elevada rigidez estrutural.

Atributos do Porsche Mission E são, ainda, a ausência de pilares centrais e as portas traseiras de abertura invertida, para um mais fácil acesso aos lugares posteriores – constituídos, como os dianteiros, por duas bacquets individuais. A instrumentação, composta por cinco ecrãs OLED circulares de efeito tridimensional, é operada por comandos visuais ou gestuais, em parte através de hologramas, e ajusta-se automaticamente à posição de condução de cada utilizador, para uma visualização perfeita.

Aqui, uma câmara permite detectar o movimento ocular do condutor, activando o instrumento para o qual o seu olhar se dirija, podendo, depois, o respectivo menu ser activado através de uma tecla no volante, ficando a navegação dentro do mesmo, mais uma vez, a cargo de movimentos dos olhos ou das mãos. Ainda assim, todas as informações importantes, como, por exemplo, a velocidade, mantêm-se sempre no ângulo de visão do condutor.

Para mover o Mission E a Porsche elegeu dois motores eléctricos síncronos de íman permanente, semelhantes aos utilizados no 919 Hybrid de competição, vencedor ultimas 24 Horas de Le Mans. São alimentados por uma bateria de iões de Lítio colocada no piso do veículo, a todo o comprimento entre os eixos traseiro e dianteiro, o que desde logo garante um baixo centro gravidade e uma distribuição equitativa do peso entre os dois eixos.

Segundo a Porsche, esta bateria garante ao Mission E uma autonomia superior a 500 km, podendo, em cerca de apenas 15 minutos, ser recarregada em 80% da sua carga total – o suficiente para uma autonomia superior a 400 km. O que só é possível graças à estreia de um sistema de carregamento a 800 Volt, embora o modelo possa também ser carregado nos actuais postos de carregamento a 400 Volt (naturalmente menos rápidos), ou mesmo por indução, nos postos de carregamento doméstico, sem quaisquer ligações físicas.

Accionando cada motor eléctrico o seu próprio eixo, o Mission E conta, igualmente, com tracção integral, sendo o binário distribuído de forma individual por cada uma das rodas graças ao sistema de vectorização de binário PTV. Com uma potência combinada de 600 cv, este protótipo anuncia acelerações absolutamente fulgurantes, patentes nos menos de 3,5 segundos de que necessita para cumprir os 0-100 km/h, sendo os 0-200 km/h cumpridos em menos de 12 segundos. E como os motores eléctricos têm a vantagem de serem capazes de desenvolver a sua potência máxima também em acelerações repetidas em curtas distâncias, este é mais um trunfo que, a par da direcção integral, permite ao Mission E cumprir uma volta ao mítico circuito do Nordschleife, em Nürburgring, em menos de 8 minutos.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon