CompararComparando ...

Renault Talisman em Portugal na Primavera desde €32 000

Artigo
Renault Talisman em Portugal na Primavera desde €32 000

Depois de estender até ao limite do razoável o prazo de validade da última geração do Laguna, é natural que a Renault tenha querido criar uma identidade inédita para o seu novo representante no segmento D, ou dos familiares médios – em termos de imagem como da própria nomenclatura. Isto e o facto de a marca de Billancourt pretender que o Talisman seja mais do que o mero sucessor do Laguna, antes uma abordagem totalmente nova (pelo menos para o construtor gaulês) a um segmento que, apesar da progressiva quebra que vem registando nos últimos anos, continua a assegurar 13% das vendas na Europa, o que significa cerca de sete milhões de veículos anualmente.

Estratégias comerciais e de marketing à parte, é forçoso sublinhar que este é, de facto, um automóvel completamente novo. Assente na nova plataforma modular CMF C/D (composta por cinco elementos essenciais: cockpit, compartimento do motor, plataforma elétrica/electrónica, piso dianteiro e piso traseiro), o Talisman aposta forte em atributos como a imagem sofisticada; a inclusão de muita tecnologia de todo o tipo; o prazer de condução garantido por um châssis evoluído; ou uma gama de motores modernos e eficientes. Esteticamente, a imponente grelha cromada, com o enorme losango ao centro; o longo capot; as ópticas por LED (com as luzes diurnas em forma de “C” que representam a nova assinatura visual da Renault, e aqui se prolongam até ao para-choques); os farolins traseiros também por LED, com efeito tridimensional; e a relação de 2/3 de chapa para 1/3 de superfície vidrada serão os elementos que mais contribuem para uma aparência elegante e com personalidade, mesmo que, sob certos ângulos, a fazer lembrar um seu muito conhecido e popular rival germânico… Já as jantes podem variar entre 16” e 19”, consoante as versões e níveis de equipamento, sendo o CX de 0,27 em todas as versões.

Graças às generosas dimensões exteriores (4848 mm de comprimento, 1869 mm de largura, 1463 mm de altura e uma generosa distância entre eixos de 2808 mm), o Talisman promete, desde logo, oferecer um espaço para ocupantes e bagagens de referência na sua categoria. A primeira experiência de condução a bordo da novel berlina francesa confirma a desafogada altura à frente, um espaço entre bancos que se anuncia como o melhor desta classe e, principalmente, um muito apreciável espaço para pernas atrás, que contribui de forma decisiva para o conforto com que é possível aí viajar. Já a bagageira oferece 608 litros de capacidade (o que dará, por exemplo, para transportar quatro sacos de golfe…), ampliáveis até 1022 litros mediante o rebatimento do banco traseiro – a que há que somar os 25 litros adicionais de espaços de arrumação existentes um pouco por todo o habitáculo.

As linhas simultaneamente fluídas e angulosas conferem ao Talisman uma boa presença, garantida ainda pelas generosas dimensões exteriores

As linhas simultaneamente fluídas e angulosas conferem ao Talisman uma boa presença, garantida ainda pelas generosas dimensões exteriores

Mas nem só a funcionalidade foi prioridade da Renault na definição do interior, tendo sido dispensada grande atenção também à qualidade de vida a bordo. Exemplo disso, os amplos bancos dianteiros – que podem contar com aquecimento, ventilação e massagem (regulável, tanto em termos de tipo de massagem como de intensidade, segundo dois programas e cinco sequências); que, quando dotados de regulação eléctrica, oferecem a função easy-entry; e que apresentam, em estreia mundial, a tecnologia Cover Carving Technology, desenvolvida em conjunto com a Faurecia: uma estrutura semi-rígida, resistente, flexível e leve, integrada nos encostos dos bancos dianteiros, que incrementa a qualidade perceptível e a habitabilidade (mais 30 mm ao nível dos joelhos nos lugares traseiros), ao mesmo tempo que reduz o peso (menos 1 kg por comparação com as estruturas plásticas tradicionais).

Para além do ar condicionado bizona proposto de série em todas as versões, o Talisman, como não podia deixar de ser, marca a diferença também pelo sistema R-Link 2, já conhecido da Espace. Disponível a partir do segundo nível de equipamento, conta desde logo com um ecrã táctil horizontal de 7”, que passa a ser vertical de 8,7” nos níveis superiores (e o maior da sua categoria), sendo um verdadeiro tablet bastante personalizável (podem ser configurados até seis perfis distintos), com um grafismo especialmente desenvolvido para uma aplicação num automóvel, e através do qual se controla praticamente tudo a bordo – da ligação a dispositivos móveis à navegação, passando pelo sistema de som (está disponível, no topo da oferta, um de origem Bose, com 13 altifalantes e processador surround), pela configuração dos bancos (quando dotados de regulação eléctrica), pela iluminação ambiente ou mesmo pelos sistemas de auxílio à condução (cruise-control adaptativo, travagem de emergência, faróis direccionais, alerta de transposição de faixa de rodagem, distância de segurança para o veículo da frente, reconhecimento de sinais de trânsito e monotorização do ângulo morto) e de estacionamento automático (em paralelo, na perpendicular ou em “espinha”). O head-up display é outra novidade introduzida pelo Talisman, e também a altura e a intensidade do respectivo monitor podem ser ajustadas através do R-Link 2 – sendo que não faltam, igualmente, as “obrigatórias” Apps, disponíveis para descarregamento na R-Link Store.

A propósito de configurações, será ainda de salientar que o Talisman faz uso também da tecnologia Multi-Sense, que coloca à disposição do condutor cinco modos de utilização (Confort, Sport, Eco, Neutral e Perso, este último totalmente personalizável), cuja selecção tanto pode ser efectuada através do ecrã do R-Link 2 como de um botão rotativo colocado na consola central (aqui, face ao conhecido da Espace, a novidade é existir uma tecla de atalho que, através de um simples clique, permite alternar entre os modos Confort e Sport). Em cada qual é alterada não só a resposta dos principais componentes mecânicos do veículo (suspensão, motor, direcção e caixa automática), mas também a aparência do painel de instrumentos (estilo e tipo de informação prestada ao condutor), a cor da iluminação ambiente (verde, azul, sépia, vermelha ou violeta), a sonoridade do motor, a função de massagem do banco do condutor (no modo Confort) e o funcionamento do ar condicionado (no modo Eco).

O Talisman é um automóvel recheado de tecnologia, o que se faz sentir mal se entra a bordo. O espaço interior é muito generoso, merecendo particular destaque a forma desafogada como se viaja atrás

O Talisman é um automóvel recheado de tecnologia, o que se faz sentir mal se entra a bordo. O espaço interior é muito generoso, merecendo particular destaque a forma desafogada como se viaja atrás

Não menos importante, o Talisman é, igualmente, o primeiro representante do seu segmento a combinar um sistema de quatro rodas direccionais (o 4Control) com um sistema de amortecimento pilotado. Se o último analisa em permanência a condução e as condições de circulação, ajustando até cem vezes por segundo a respectiva resposta, o 4Control, estando permanentemente activo, permite que as rodas traseiras virem no sentido oposto das dianteiras até um máximo de 3,5° a baixa velocidade (50 km/h no modo confoirt, 60 km/h no modo Neutral e 80 km/h no modo Sport), passando a virar até um máximo de 1,9° no mesmo sentido das dianteiras quando são superados estes valores. Com isto, garante-se uma maior agilidade no primeiro caso, e uma maior estabilidade no segundo.

Quanto a motores, a oferta por ora disponível conta com três unidades Diesel e duas a gasolina, que a Renault garante cobrir 95% do mercado, não estando, por isso, prevista para já a adição de outros propulsores, nomeadamente um a gasóleo de maior rendimento. Em Portugal, a marca decidiu não comercializar as versões a gasolina (ambas tendo por base o bloco de 1618 cc, uma com 150 cv e outra com 200 cv, em qualquer dos casos exclusivamente combinadas com a caixa pilotada de dupla embraiagem e sete velocidades EDC), pelo que a gama será composta pelas variantes Energy dCi 110 (1.5 de 110 cv e 260 Nm, combinado com uma caixa manual de seis velocidades), Energy 130 (1.6 de 130 cv e 320 Nm, proposto com caixa manual de seis velocidades, mas disponível em opção com a caixa EDC de seis relações) e Energy 160 (1.6 de 160 cv, disponível somente com a caixa EDC de seis velocidades).

Na apresentação à imprensa do novo Talisman, foi possível efectuar cerca de uma centena de quilómetros com cada uma das versões mais potentes da gama. No caso do Energy TCe 200, lamenta-se a sua não vinda para o mercado português, pois será a variante que, pelo seu baixo ruído e elevada performance, melhor faz jus às excelente aptidões do modelo em termos de conforto, de qualidade de vida a bordo e de eficácia dinâmica. Digna de encómios, efectivamente, a suspensão pseudo-MacPherson na frente e por eixo semi-rígido atrás, quando dotada de amortecimento pilotado e do sistema 4Control, soluções que se combinam para garantir um rolamento refinado, e uma condução muito fácil e agradável – ficando por saber como se comportará o modelo quando dotado de suspensões convencionais.

O desempenho dinâmico do Talisman é de nível superior, especialmente quando dotado de amortecimento pilotada e do sistema 4Control de quatro rodas direccionais. Pisar sólido e refinado, conforto elevado e comportamento eficaz, traduzidos numa condução fácil e muito agradável

O desempenho dinâmico do Talisman é de nível superior, especialmente quando dotado de amortecimento pilotada e do sistema 4Control de quatro rodas direccionais. Pisar sólido e refinado, conforto elevado e comportamento eficaz, traduzidos numa condução fácil e muito agradável

No caso do Talisman Energy dCi 160, o châssis é digno dos mesmos elogios, com o motor a destacar-se pelo seu generoso binário disponível logo a baixo regime, garantia de uma resposta pronta em quase todas as situações de utilização, a par de consumos extremamente comedidos, mesmo quando os cuidados com o pedal da direita não são esquecidos. Para todo este agrado de condução contribui, ainda, um peso que varia entre os 1387 kg e os 1518 kg, e que se anuncia, em média, 200 kg inferior ao da Espace.

Apesar de disponível mais cedo em alguns mercados europeus, o Talisman só chegará a Portugal em Abril próximo, para que o seu lançamento não colida com o do novo Mégane, a lançar entre nós no início de 2016 – com a carrinha a ser disponibilizada logo em Maio/Junho (e estando garantido que não existirá, desta feita, uma derivação coupé, devido à reduzida procura que esta configuração regista a este ível). Serão proposto três níveis de equipamento, com os preços a iniciarem-se nos €3200 da versão de 110 cv, nos €34 000 da versão de 130 cv e nos €39 500 da versão de 160 cv. No topo da oferta estará, como é da praxe, a variante Initiale Paris (só disponível com os motores Energy TCe 200 e Energy dCi 160), que se distinguirá por propor a cor metalizada exclusiva Preto Ametista, e por incluir elementos como as jantes de 19” de desenho exclusivo e acabamento “diamante”; os estofos em couro preto ou em tons de cinzento; os apoios de cabeça dianteiros “relax”, reguláveis electricamente em 10 vias e dotados de aquecimento, ventilação e massagem; os vidros laterais duplos laminados; o cartão mãos–livres específico; e os vários logos específicos, tanto no exterior como no interior.

 

[toggle_box title=”Ficha Técnica” width=”Width of toggle box”]

DS 4 Energy dCi 110 Energy dCi 130 Energy dCi 160
Motor 4 cil. linha Diesel,
transv., diant.
4 cil. linha Diesel,
transv., diant.
4 cil. linha Diesel,
transv., diant.
Cilindrada (cc) 1461 1598 1598
Pot. Máx. (cv/rpm) 110/4000 130/4000 160/4000
Bin. Máx. (Nm/rpm) 260/1750 320/1750 380/1750
Vel máx. (km/h) 190 205 215
0-100 km/h 11,9 10,4 9,4
Consumos (l/100 km)
Extra-urb./comb./urb. 3,4/3,6/4,0 3,5/3,9/4,5 4,0/4,4/5,0
Emissões CO2 (g/km) 95 102 115
Preço (€) desde 32 000 34 000 desde 39 500
Em Portugal Novembro 2015 Novembro 2015 Novembro 2015

[/toggle_box]

Qual é a sua reação?
Excelente
100%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon