CompararComparando ...

Lotus Exige Sport 350 em Fevereiro

Artigo
Lotus Exige Sport 350 em Fevereiro

A Lotus acaba de anunciar o lançamento da mais recente derivação do Exige, o Sport 350, a mais leve e rápida de sempre, e anunciando-se ainda como a mais acutilante e directa da gama. Combinado o habitual châssis em alumínio extrudido com painéis da carroçaria em materiais compósitos e uma aerodinâmica evoluída, o Exige Sport 350 anuncia um peso de apenas 1125 kg, ou seja, 51 kg menos do que o anterior Exige S, o que foi conseguido graças à introdução de um novo painel do portão traseiro; de uma bateria mais leve; de apoios de motor mais leves; de uma nova consola central ultraleve, com mecanismo da caixa de velocidades à vista; de uma linha de escape específica; e de uma optimização dos materiais fonoabsorventes.

O motor 3.5-V6 sobrealimentado, montado em posição central traseira, oferece 345 cv e 400 Nm, de que o Exige Sport 350 tira o melhor proveito graças à geometria da suspensão revista e às novas afinações dos respectivos elementos elásticos (amortecedores Bilstein e molas Eibach). Por seu turno, a caixa de velocidades manual foi profundamente reformulada, contando com novos elementos em alumínio e um mecanismo de comando mais rápido e preciso (está disponível, em opção, uma caixa automática e seis velocidades, com patilhas de comando no volante e capaz de efectuar trocas de mudança em 240 milésimos de segundo).

Aerodinamicamente, as melhoria introduzidas garantem uma downforce de 42 kg a 160 km/h; o sistema de travagem de origem AP conta com pinças de quatro pistões; e o selector de modos de condução oferece as opções “Drive”, “Sport” e “Race”, actuando sobre o controlo de estabilidade, sobre a resposta ao acelerador e sobre o sistema de escape (que adopta uma sonoridade mais encorpada nos médios e altos regimes nos dois modos mais desportivos). Com tudo isto, o Exige Sport 350 anuncia 3,5 segundos na aceleração 0-100 km/h e uma velocidade máxima é de 274 km/h (3,9 segundos e 261 km/h com caixa automática).

Visualmente, destaque para a nova decoração interior, nomeadamente para o revestimento dos painéis das portas e dos bancos desportivos num padrão de xadrez de base amarela ou vermelha (revestimentos em Alcantara ou pele disponíveis em opção), evocativo de modelos como o Esprit S1, de 1976. Entre as principais opções disponíveis, destaque para as jantes forjadas (permitem poupar mais 5 kg), para os discos de travões ventilados e perfurados (também permitem poupar 5 kg extra), para o ar condicionado e para o sistema de infoentretenimento. Elegendo os dois primeiros, e esquecendo os restantes, o peso do Exige 350 Sport baixa para 1115 kg.

No exterior, a principal nota de destaque, em termos estéticos, vai para o splitter dianteiro, para o deflector traseiro, para o painel do tejadilho, para as caixas dos retrovisores e para a cobertura do capot do motor pintados de preto mate (podem ser pintados na mesma cor da carroçaria sem acréscimo de custo). Também pretas são as jantes de 17” na frente e 18” atrás, revestidas por pneus Pirelli PZero Corsa de medida 205/45 e 265/35, respectivamente. O lançamento comercial do Lotus Exige Sport 350 está agendado para Fevereiro de 2016.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon