CompararComparando ...

GM revela versão definitiva do Chevrolet Bolt EV

Artigo
GM revela versão definitiva do Chevrolet Bolt EV

Ainda antes da sua apresentação oficial, agendada para a próxima semana, no Salão de Detroit, a GM decidiu revelar publicamente a versão definitiva do Chevrolet Bolt EV (que na Europa deverá ser comercializado através de um “irmão gémeo” sob a marca Opel), o seu novo modelo totalmente eléctrico. Mary Barra, a nova responsável máxima pelo “gigante” norte-americano, foi quem fez as honras da casa no “inevitável” certame de Las Vegas dedicado à electrónica, o CES, ao qual cada vez menos representantes da indústria automóvel parecem estar dispostos a faltar…

Aliás, mesmo não fornecendo grandes detalhes técnicos acerca do modelo, que só serão revelados em Detroit, esta iniciativa parece dar razão aqueles que antevêm que o Bolt EV será o modelo mais importante para a GM dos próximos anos. A este propósito, registe-se, também, o facto de no CES 2016 já ter sido possível a alguns jornalistas realizarem pequenos test-drives no Bolt EV, algo raro, para mais num modelo que está a praticamente um ano de ser comercializado, e promete introduzir algumas soluções inovadoras.

À venda nos EUA no final de 2016, o Bolt EV será proposto por menos de 30 mil dólares (cerca de 28 mil euros) no mercado doméstico, após incentivos fiscais, promete uma autonomia de 320 quilómetros e tem as baterias que alimentam o motor eléctrico incorporadas na plataforma, sob o habitáculo – anunciando um tempo de recarga de 80% da respectiva capacidade em cerca de uma hora, numa tomada de alta tensão; e uma recarga total durante a noite, numa toda de corrente doméstica a 240 Volt. Espera-se, ainda, seja capaz de cumprir os 0-100 km/h em cerca de sete segundos.

Mas será ao nível da utilização que o Bolt EV marcará a diferença, contando com soluções personalizadas para gestão da condução, em boa parte suportadas pelo sistema OnStar 4G LTE, nomeadamente calculando da autonomia real em função destino, das condições tráfego, do clima, do relevo e próprio estilo e hábitos de condução do utilizador. Entre os seus atributos destacam-se ainda o ecrã táctil de 10,2” do sistema My Link, totalmente personalizável; a câmara traseira grande angular que substitui o retrovisor interior: o sistema surround vision; ou a nova App para gestão remota algumas funções veículo. Inédito, igualmente, o sistema Bluetooth de baixo consumo energético específico do Bolt EV, capaz de estabelecer ligação ao smartphone do utilizador mal este entre no seu raio de acção, ainda antes de subir a bordo – dando desde logo início à pré-climatização, e fornecendo informação sobre o estado da bateria e a autonomia, entre outras.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon