CompararComparando ...

Lexus LC 500 quer rivalizar com os melhores alemães

Artigo
Lexus LC 500 quer rivalizar com os melhores alemães

 

Foi finalmente revelada pela Lexus a muito aguardada versão de produção do protótipo LF-LC: o novíssimo LC 500 acaba de ser mostrado no Salão de Detroit, comprovando a ambição da divisão de luxo da Toyota de fazer frente aos seus rivais germânicos em todos os segmentos do mercado (mesmo os mais exigentes), e prometendo ombrear com propostas como o BMW série 6 ou o Mercedes S Coupé quiando chegar ao mercado, lá mais para o final do ano, ou no início de 2017. Com uma aparência exterior extremamente agressiva, que retoma elementos estilísticos já vistos nos modelos mais recentes da Lexus, como os novos IS, RX e RC, o LC 500 é um 2+2 com 4760 mm de comprimento, 1920 mm de largura, 1345 mm de altura e 2870 mm de distância entre eixos, que promete oferecer um desempenho dinâmico de referência e um nível de qualidade que nada ficará a dever aos seus mais directos opositores.

Na base do LC 500 está a nova plataforma GA-L da Lexus, a ser utilizada posteriormente por outros modelos de tracção traseira e motor dianteiro da marca. Um dos principais objectivos dos engenheiros japoneses, no desenvolvimento desta plataforma, foi garantir que o essencial do peso do veículo (componentes mecânicos e passageiros) estavam colocados na posição mais recuada e baixa possível, para favorecer o centro de gravidade e, com isso, o comportamento. Ainda como medidas da optimização do peso e sua distribuição (que se estabelece numa relação de 52% para a frente e 48% para trás), refiram-se a colocação da bateria na bagageira; o tejadilho em fibra de carbono; os pneus run-flat; as portas com estrutura em carbono e painéis exteriores em alumínio; ou o piso da bagageira em material compósito.

A Lexus afirma ainda que a estrutura do LC 500 é a mais rígida alguma vez por si produzida, com a rigidez torsional do chassis em boa parte composto por aço de alta resistência e alumínio a superar mesmo o oferecido pelo do LFA com châssis em fibra de carbono. A suspensão multilink em ambos os eixos é quase integralmente construída em alumínio, enquanto que o modelo mostrado em Detroit montava jantes de 21”, revestidas por pneus de medida 245/40 na frente, e 273/35 atrás.

Sob o capot está o motor V8 de 5,0 litros já utilizado nbos RC F e GS F, aqui disponibilizando 467 cv e 530 Nm, e combinado com a caixa automática de dez velocidades, que promete trocas de mudança pelo menos rão rápidas quanto as melhores caixa de dupla embraiagem da actualidade. Segundo a Lexus, o LC 500 é capaz de cumprir os 0-100 km/h na cada dos 4,5 segundos, pelo que também não espantará a adopção de um sistema de travagem com generosos discos nas quatro rodas, actuadois por pinças de seis pistões na frente, e de quatro pistões atrás.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon