CompararComparando ...

Lotus 3-Eleven – o mais potente e rápido de sempre

Artigo
Lotus 3-Eleven – o mais potente e rápido de sempre

Chama-se 3-Eleven o mais potente e mais rápido Lotus de sempre. Será produzido em versões de estrada e de competição, numa edição limitada a 311 unidades para todo o mundo. A marca do trevo anuncia para a sua nova criação menos de 3,0 segundos nos 0-100 e uma velocidade máxima de 290 km/h na variante de competição (3,3 segundos e 280 km/h na variante autorizada a circular na via pública), mas, tanto quanto pelas prestações, o 3-Eleven promete impressionar pela eficácia dinâmica.

O 3-Eleven tem por base o conhecido châssis composto por secções de alumínio extrudido coladas, aqui complementado por um roll-bar, que pode dar lugar a uma célula de segurança com homologação FIA na versão de competição (que já inclui de série o extintor, o corte de corrente e o olhal para reboque – elementos disponíveis em opção para aversão de estrada). As suspensões são por triângulos sobrepostos em ambos os eixos, contando com barras estabilizadoras ajustáveis e amortecedores Öhlins reguláveis na versão de competição (opcionais disponíveis para a variante autorizada a circular na via pública).

A carroçaria em fibra de carbono exibe formas extremas, uma imponente asa traseira (regulável na versão de competição), splitters dianteiro e traseiro e fundo plano, o que permite ao modelo garantir uma downforce de 215 kg a 240 km/h na versão de competição (150 kg na versão de estrada), ao mesmo tem que anuncia uma aceleração lateral em curva de 1,5 g. A bateria de iões de Lítio, que só por si permitiu poupar 10 kg, foi uma das medidas adoptadas no combate ao peso, que é de 890 cv na versão de competição, o que se traduz numa relação peso/potência de 1,93 kg/cv graças aos 460 cv debitados pelo motor (925 cv, 2,25 kg/cv e 410 cv na versão de estrada).

Ainda para reduzir o peso, foram instaladas no 3-Eleven jantes ultraleves em alumínio, revestidas por pneus de medida 225/40ZR18 na frente, e 275/35ZR19 atrás. Pneus que, na versão de estrada, são Michelin Pilot Super Cup, podendo dar lugar, mediante custo extra, ao Michelin Cup 2, mais orientados para uma utilização em pista, que a versão de competição oferece de série. Quanto aos travões, provêm da AP Racing e recorrem a discos ventilados de 332 mm de diâmetro e pinças de quatro pistões nas quatro rodas, contando os da versão de competição com pastilhas de acordo com a sua vocação.

A transmissão da potência às rodas traseiras é assegurada, na versão de competição, por uma caixa Xtrac sequencial de seis velocidades e diferencial autoblocante. Já a versão de estrada recorre a uma mais convencional caixa em “H” de seis velocidades de curso curto, e a um diferencial autoblocante do tipo Torsen.

No cockpit, o 3-Eleven (que será com volante à esquerda como à direita) exibe, na versão de estrada, um banco do condutor construído em materiais compósitos, com cintos de quatro pontos de fixação e compatível com o sistema HANS – podendo, em opção, montar o banco em carbono com homologação FIA incluído de série na versão de competição (o mesmo acontecendo com o volante removível). No lugar do passageiro, e em ambas as versões, é possível montar um banco com cinto de quatro pontos de fixação, proposto nas configurações Sport (com 7 kg de peso) ou em fibra de carbono (com somente 5,3 kg). Sobre este lugar é possível, também, montar uma cobertura opcional que transforma o 3-Eleven num monolugar. Ambas as versões incluem, ainda, um painel de instrumentos composto por um ecrã TFT, com modos de estrada e de circuito, e várias páginas personalizáveis.

Tendo as primeiras entregas previstas para Março próximo, o 3-Eleven será proposto com quatro esquemas de cores, estando a versão de estrada disponível na Europa e na Ásia, e a de competição em todos os mercado do mundo. À saída de fábrica, a primeira custa 82 500 libras (cerca de 110 mil euros), a segunda 116 500 libras (cerca de 155 mil euros) – valores que levam a Lotus a afirmar que dificilmente haverá proposta no mercado, com este nível de competência e eficácia, capaz de praticar semelhantes preços.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon