CompararComparando ...

VLF Force 1 V10 com 745 cv

Artigo
VLF Force 1 V10 com 745 cv

Apesar de todas as vicissitudes, Henrik Fisker, que começou por se tornar célebre enquanto designer da BMW, é um resiliente e recusa dar-se por vencido e a abandonar o sector automóvel. Na passada semana, decidiu juntar-se à VL Automotive (detida pelo emblemático antigo vice-presidente da General Motors, Bob Lutz, e pelo empresário Gilbert Villareal) e fundar a VLF. Uma empresa que se propõe produzir não só o Destino (versão modificada do híbrido Karma, produzido sob a marca Fisker, num projecto que não foi dos mais bem sucedidos e recentemente foi “reformulado”…) como o Force 1 V10, recém-apresentado no Salão de Detroit.

Segundo a VLF, foram necessárias somente dez semanas para que o novo modelo passasse de um mero esquisso ao protótipo agora mostrado no Cobo Center. O novo supercarro americano tem por base o Dodge Viper, assumindo-se como uma versão altamente modificada do mesmo e destacando-se pelo seu V10 naturalmente aspirado, com 8,4 litros e 745 cv; pelas linhas extremamente agressivas; pela carroçaria em fibra de carbono; pelas jantes de 21” de desenho inovador, revestidas por pneus Pirelli PZero; pelo sistema de travagem Brembo; pelos grupos ópticos ultrafinos; e pelo interior extremamente luxuoso. Promete cumprir os 0-100 km/h em cerca de 3,0 segundos, e superar os 350 km/h de velocidade máxima, contando ainda com uma suspensão desenvolvida por Ben Keating, um dos mais célebres pilotos americanos a competir num Viper, e que terá, para já, o exclusivo da distribuição do Force 1 V10, através do stand Viper Exchange que possui no Texas (não espantando, por isso, tenha partilhado com Fisker o palco em que decorreu a apresentação do Force 1 V10 em Detroit).

O Force 1 V10 será fabricado em Auburn Hills, a norte de Detroit, para já numa produção limitada a 50 exemplares anualmente, apostando forte na sua identidade americana. A produção inicia-se em Abril, as primeiras entregas estão previstas para o último trimestre do ano e os preços iniciam-se nos 268 500 dólares (cerca de 250 mil euros).

Segundo o Automotive News, Bob Lutz não tem pejo em afirmar que os objectivos iniciais de produção e vendas da VLF não vão além das 100 unidades anuais, com o Destino a ser comercializado através de uma rede de concessionárias experiente, e naturalmente restrita. E salienta que deverá ser um verdadeiro recorde um pequeno construtor em que não foram investidos mais de 10 milhões de dólares ter já dois modelos em condições de passar à produção.

Entretanto, Fisker está de regresso também… à litigância jurídica. Ex-designer também da Aston Martin, Fisker tem tido alguns desaguisados recentes com a marca de Gaydon, e o último passa, alegadamente, por esta ter tentado impedi-lo de revelar o seu novo projecto, supostamente com base no facto de ter acedido a um esquisso do Force 1 V10 em que este se assemelharia bastante ao DB10. Certo é que, com base nisto, Fisker vai agora processar o seu antigo empregador, exigindo uma compensação financeira de 100 milhões de dólares.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon