CompararComparando ...

Renovado DS3 chega na Primavera

Artigo
Renovado DS3 chega na Primavera

A marca mais requintada do Grupo PSA acaba de apresentar a renovação do seu modelo mais acessível, e de maior sucesso. O retocado DS 3, que continuará a ser disponibilizado nas versões berlina e cabrio, começa por distinguir-se pela sua estética exterior revista, marcada, acima de tudo, pelo contorno da grelha cromada hexagonal, com o símbolo da marca no centro, que se prolonga em direcção às ópticas dianteiras por LED e Xénon, e aos faróis de nevoeiro por LED, através de duas asas cromadas – no que é a primeira utilização dupla das características “Wings” da DS.

No habitáculo é possível encontrar novos revestimentos e uma nova decoração, podendo os vidros de custódia exibir uma serigrafia, replicada por uma gravura do mesmo motivo gravada a laser no topo do painel de bordo, ou nas caixas dois retrovisores exteriores). Grande novidade, o Mirror Screen que, através das aplicações Apple CarPlay ou MirrorLink, para dispositivos iOS e Android, respectivamente, espelha no ecrã táctil de 7” as principais funcionalidades dos smartphones que estejam emparelhados com o sistema de infoentretenimento.

Ao mesmo tempo, o renovado DS 3 conta com as novas funcionalidades da DS Connect Box, como sejam o Pack SOS&Assistance (permite efectuar, de forma automática, uma chamada de emergência e socorro); o  Pack Monitoring (inclui o livro de manutenção virtual e oferece conselhos para uma condução mais eficiente); o Pack Mapping (localização veículo e envio de informações via e-mail); e o Pack Tracking (a geolocalização do veículo é transmitida às autoridades em caso de roubo). E passa a oferece, igualmente, o Active City Brake, o sistema de travagem automática, activo abaixo dos 30 km/h, que visa evitar os pequenos toques em cidade, ou, nos casos mais extremos, minorar as respectivas consequências.

Já a gama de motores, todos sobrealimentados, será composta por três versões do três cilindros a gasolina 1.2 PureTech; por duas variantes do 1.6 THP de quatro cilindros; e por três derivações do inevitável turbodiesel 1.6 HDI. Neste domínio, a grande novidade é a introdução da caixa automática de seis velocidades de última geração, combinada com o motor 1.2 PureTech de 110 cv e 205 Nm; e a chegada da versão Performance, animda pelo 1.6 THP de 208 cv e 300 Nm, combinado com uma caixa manual de seis velocidades e dotado de diferencial dianteiro autoblocante do tipo Torsen – sendo a sua presença marcante garantida poe elementos como as vias largadas 26 mm na frente e 14 mm atrás; os discos dianteiros com 323 mm de diâmetro (240 mm atrás) e pinças específicas; a suspensão rebaixada 15 mm; a saída de escape específica; as jantes de 18” negras com acabamento diamante; os autocolantes exclusivos; as bacquets em couro e Alcantara; ou o painel de instrumentos específico.

Atributo muito próprio do DS 3 continuará a ser o seu invejável grau de personalização: sendo possível definir a gosto elementos como o tejadilho, a carroçaria, as caixas dos retrovisores, as jantes, o topo do painel de bordo, o  punho da alavanca de comando da caixa de velocidades e os revestimentos, e contando o novo modelo com 78 combinações de carroçaria/tejadilho possíveis, são mais de três milhões as diferentes possibilidades possíveis. Oficialmente, o renovado DS 3 fará a sua estreia em público em Março, no Salão de Genebra, chegando ao mercado pouco depois.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon