CompararComparando ...

Os detalhes técnicos do novo Lexus LC 500h

Artigo
Os detalhes técnicos do novo Lexus LC 500h

Depois de dar a conhecer as suas primeiras imagens, a Lexus revelou hoje o essencial das características técnicas do LC 500h, nomeadamente do novo sistema Multi Stage Hybrid System que a anima a versão híbrida do recém-apresentado desportivo nipónico, a qual fará a sua primeira aparição em público no início do mês, no Salão de Genebra. Ao LC cabe ainda estrear a nova plataforma global GA-L da Lexus para modelos de tracção traseira, aqui com 2870 mm de distância entre eixos, com o LC 500h a contar com 4760 mm de comprimento, 1920 mm de largura e 1345 mm de altura.

Para garantir a máxima eficácia dinâmica, esta plataforma recorrer profusamente a aço de alta resistência para reduzir o peso sem comprometer a rigidez, além de incluir evoluídas suspensões multilink em ambos os eixos. Preocupação dos técnicos japoneses foi ainda reduzir ao máximo o peso do conjunto, e garantir a sua distribuição ideal pelos dois eixos, e dispor de um centro de gravidade tão baixo quanto possível – para o que o LC 500h conta, entre outros atributos, com o grupo motopropulsor montado atrás do eixo dianteiro; capot e guarda-lamas dianteiros em alumínio, montados numa estrutura em fibra carbono; tampa da mala em carbono e fibra de virdro; torres da suspensão dianteira em alumínio; e tejadilho fibra carbono

Outra das grandes novidades introduzidas pelo LC 500h é o seu sistema de propulsão, evolução substancial do conhecido de outros Lexus híbridos, e a cujo desenvolvimento terão presidido dois conceitos primordiais: garantir o melhor equilíbrio entre potência e consumo, e proporcionar uma experiência de condução mais desportiva e envolvente, através da melhor sintonia possível entre o regime do motor e as solicitações do acelerador. Para tal, o assim chamado Multi Stage Hybrid System conta com um motor 3.5-V6 a gasolina, combinado com um motor eléctrico e uma bateria de iões de Lítio, que por sua vez estão ligados a uma caixa automática de quatro velocidades. Segundo a Lexus, as melhores acelerações oferecidas pelo motor eléctrico, e o melhor alinhamento entre a rotação do motor térmico e as solicitações do condutor, garantido pela caixa de velocidades, resultam numa ligação mais directa entre o acelerador e a real aceleração do veículo, que anuncia menos de 5,0 segundos nos 0-100 km/h, para uma potência combinada do sistema de 354 cv.

De realçar que o sistema também conta com um modo manual “M”, sendo, por isso, o primeiro híbrido da marca que permite ao condutor seleccionar a mudança pretendida (nos sistemas híbridos com caixa CVT, as “relações” disponíveis são meras pré-programações fixas da transmissão de variação contínua), o que fará do LC 500h o mais desportivo e envolvente dos híbridos da Lexus. Este comando manual da caixa é efectuado através de patilhas no volante, em Magnésio e de maiores dimensões do que o habitual, para um manuseamento mais fácil.

De resto, o LC 500 h exibe linhas tão dinâmicas quanto agressivas, e promete oferecer um interior de referência para a sua classe, em domínios como o luxo, o requinte, a qualidade de construção e materiais – e no da interacção entre o condutor e o sistema de infoentretenimento, dotado de novo grafismo e de um novo software face ao conhecido de outros modelos da marca. Naturalmente, também não lhe faltarão soluções nos domínios do infoentretenimento, dos auxiliares de condução e da segurança activa e passiva.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon