CompararComparando ...

Lamborghini Centenario em homenagem ao fundador

Artigo
Lamborghini Centenario em homenagem ao fundador

No ano em que se comemora o centenário do nascimento de Ferrucio Lamborghini, fundador da célebre marca de Sant’Agata Bolognese que ostenta o seu nome, a casa italiana decidiu celebrar a efeméride através de um modelo ultra exclusivo, apropriadamente denominado Centenario e hoje revelado no Salão de Genebra. Serão apenas 40 as unidades produzidas deste autêntico objecto de colecção, todas elas já com comprador definido, e as quais serão entregues aos seus felizes proprietários entre o Outono de 2016 e o Verão de 2017 – a um preço de 1,75 milhões de euros cada, antes de impostos.

Com 4924 mm de comprimento e 1143 mm de altura, o Centenario exibe um design futurista, que pretende honrar o carácter do fundador da marca, caracterizado por linhas simples e puras, extremamente agressivas, e marcadas pelas portas de abertura vertical, típicas dos Lamborghini com motor V12. Tem por base uma monocoque e uma carroçaria em fibra de carbono, anunciando uma rigidez torsional de 35 000 Nm/°, e é animado pelo motor mais potente de sempre da marca, destinado a um automóvel de produção – um V12 atmosférico capaz de debitar 770 cv e de fazer 8600 rpm. Com 1520 kg de peso, este é, não só, o Lamborghini de produção em série mais potente de sempre, como o que melhor relação peso/potência oferece: 1,97 kg/cv.

Apto a cumprir os 0-100 km/h em 2,8 segundos, os 0-300 km/h em 23,5 segundos, a superar os 350 km/h de velocidade máxima, e não necessitando mais do que 30 metros para se imobilizar a partir dos 100 km/h, o Centenario também dispõe de uma aerodinâmica apurada, que conta, inclusive, com uma com asa traseira extensível (150 mm, numa inclinação máxima de 15°), para gerar maior downforce. Os pneus Pirelli PZero foram especificamente desenvolvidos para este modelo, e estão montados em jantes de alumínio forjado com porca de fixação central, de 20” na frente e 21” atrás, exclusivas do Centenario. Os travões são carbocerâmicos; a transmissão é do tipo integral permanente; e a suspensão, para além do amortecimento pilotado, estreia um sistema de direcção activa no eixo traseiro.

Já num interior em que os acabamentos são definidos consoante a escolha e preferências dos clientes, destaque para os bancos desportivos em carbono; para os painéis das portas em carbono e Alcantara; e para o novo sistema de infoentretenimento com ecrã táctil de 10,1”.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon