CompararComparando ...

Michelin apresenta Pilot Sport 4

Artigo
Michelin apresenta Pilot Sport 4

À venda na Europa desde Janeiro, o novo Pilot Sport 4 é o pneu que a Michelin desenvolveu com o intuito de ser a nova referência entre os de altas performances destinados a automóveis desportivos e de topo de gama. A própria marca francesa considera ser esta uma das suas maiores inovações dos últimos tempos, e, principalmente,  entre as novidades com lançamento previsto para o ano em curso. Na gama da Michelin, o Piloto Sport 4 substitui, não só, o Pilot Sport 2 e o Pilot Sport 3, como o Pilot Super Sport, nas medidas de 17”, 18” e 19”, o que diz bem das suas ambições. E se dúvidas ainda houver acerca de importância deste pneu para o fabricante gaulês, refira-se que se o mercado de pneus prevê-se mantenha-se estável até 2025 (cerca de 24 milhões de unidades/ano), já a repartição das vendas vai continuar a evoluir – com o segmento de 17” ou mais a manter o seu crescimento, sendo daqueles em que as chamdas marcas low cost, sobretudo de origem asiática, maior dificuldade terão em entrar.

Também por isso, a criação do novo pneu francês teve o utilizador no centro de todos os desenvolvimentos – antes de tudo, foram identificadas as suas necessidades, anseios e exigências dos consumidores, através  do Road Usage Lab da Michelin, laboratório que equipou mais de três mil automóveis, em alguns países europeus (Alemanha, Espanha, França, Reino Unido e Suécia), com sofisticados sensores capazes de registar, em tempo real, a informação sobre as utilizações, as condições de temperatura e a maneira de conduzir dos automobilistas, ao longo de mais de 38 milhões de quilómetros percorridos.

Da análise destes dados concluiu-se que o novo Pilot Sport 4 destina-se a um em cada quatro consumidores, sendo o perfil do seu consumidor tipo indivíduos com mais de 30 anos (média de 42 anos), essencialmente urbanos e maioritariamente homens, ainda que as mulheres já representem 47% do total. O objetivo do novo pneu é conjugar prazer de condução com segurança, permitindo explorar ainda mais as prestações dos automóveis que venha a equipar, mas oferecendo uma boa classificação energética e uma apreciável longevidade.

Urbano, com mais de 30 anos, do sexo masculino - é este o perfil de cliente tipo do Pilot Suoer 4 identificado pela Michelin, sendo de destacar o facto de as mulheres representarem já 47% dos consumidores deste segmento

Urbano, com mais de 30 anos, do sexo masculino – é este o perfil de cliente tipo do Pilot Suoer 4 identificado pela Michelin, sendo de destacar o facto de as mulheres representarem já 47% dos consumidores deste segmento

Para garantir ao Pilot Sport 4 um elevado controlo direccional e uma reactividade de referência, a Michelin recorreu, entre outras soluções, à nova tecnologia Dynamic Response, até aqui reservada aos verdadeiramente desportivos Pilot Super Sport e aos seus pneus competição. Aqui, uma cintura com reforço híbrido de aramida e nylon assegura um óptimo controlo da direcção, transmitindo de forma instantânea e precisa cada movimento das rodas através de uma repartição homogénea das forças tensão que se produzem nas mudanças de direcção.

Graças a uma fibra de alta densidade, extremamente resistente à tensão e especialmente leve (cinco vezes mais resistente do que o aço), a força centrífuga a alta velocidade é perfeitamente controlada e o pneu mantém constante a sua marca de contacto com o solo, mesmos nas velocidades mais elevadas. Por seu turno, a escultura do pneu, inspirada na utilizada pela Michelin na Fórmula E, garante que uma maior quantidade de borracha está em contacto com o asfalto; ao mesmo tempo que a banda de rodagem ultra-reactiva, que se adapta continuamente à estrada, é outro dos factores que permitiram ao Pilot Sport 4, nos testes realizados, ser considerado o pneus mais rápido e seguro da sua categoria em piso seco.

A escultura do Pilot Sport 4 é inspirada na utilizada pela Michelin na Fórmula E

A escultura do Pilot Sport 4 é inspirada na utilizada pela Michelin na Fórmula E

Em piso molhado, um dos maiores trunfos do Pilot Sport 4 reside no seu novo composto de borracha que incorpora elastómeros funcionais (elastómeros que melhoram a distribuição da carga dentro do composto de borracha, reforçando a sua acção) e sílica, o garante de uma elevada aderência e capacidade de travagem em piso de reduzida aderência. Além do mais, os quatro canais longitudinais largos e profundos, em conjunto com o perfil optimizado, proporcionam uma eficiente evacuação da água em solo molhado, ajudando a explicar por que motivo o Pilot Sport 4 foi considerado o melhor representante da sua categoria em travagem piso molhado (registando 25,54 m nos 100-0 km/h).

Segundo a marca francesa, esta nova mistura melhora também a duração do pneu e a eficiência energética – contando o Pilot Sport 4 com classificação energética C e tendo sido considerado o segundo melhor pneu da sua classe em termos de durabilidade, que é, em média, de 30 400 km (1800 km menos que o alcançado pelo Goodyear Eagle F1 Assymetric. E como “os olhos também comem”, o Pilot Sport 4 oferece, também, uma aparência premium, garantida, sobretudo, pelos flancos com protectores de jante.

Em travagem sobre piso molhado, o Michelin Pilot Sport 4 evidenciou um desempenho de nível superior

Em travagem sobre piso molhado, o Michelin Pilot Sport 4 evidenciou um desempenho de nível superior

No circuito de Jarama, nas imediações de Madrid, a Michelin proporcionou à imprensa ibérica um contacto com a sua mais recente criação, que permitia avaliar o seu desempenho tanto em travagem sobre piso molhado, como numa utilização mais intensa, naturalmente aferida em pista – que não é, de todo, o principal destinado do Pilot Sport 4. Na travagem sobre asfalto molhado, o pneu francês registou um desempenho cerca de 10% superior ao conseguido por um seu putativo concorrente. Mas, tendo em conta a impossibilidade dos jornalistas controlarem todas as variáveis tendentes a condicionar tais resultados (pressões utilizadas, desgaste de cada pneu, etc.), mais relevante será referir um dado menos insofismável, que é o óptimo desempenho registado pelo Pilot Sport 4 na travagem a partir de 80 km/h sobre piso molhado.

Já em pista, o Pilot Sport 4 surpreendeu, e pela positiva. Não sendo um pneu slick, nem mesmo um pneu superdesportivo, e tendo em conta o aquecimento que já registava quando o BMW 435d que me calhou em sorte para testá-lo no traçado espanhol me chegou às mãos, é da mais elementar justiça sublinhar o seu comportamento bastante eficaz durante os cerca de 15 minutos em que pude leva-lo aos seus limites, pelo menos tanto quanto os meus próprios, e os do veículo, o permitiam, e isto num dia de Inverno particularmente soalheiro e de amenas temperaturas. A motricidade foi sempre de bom nível, a aderência em curva também, e somente no final da sessão, nas solicitações mais vigorosas, a travagem começou a prolongar-se mais do que o desejado (o que também se ficava a dever em parte à fadiga dos próprios travões) e, sobretudo, a frente já evidenciava dificuldade em adoptar e manter a trajectória ideal, denotando tendência superior ao habitual para a subviragem. Mas nada, reitere-se, que espante num pneu que não foi desenvolvido para esta tipo de solicitação, e que então registava já um evidente sobreaquecimento, fruto dos maus tratos a que havia sido sujeito.

Mesmo numa exigente utilização em circuito, que não é, em absoluto, a sua vocação, o Michelin Pilot Sport 4 deu muito boa conta de si

Mesmo numa exigente utilização em circuito, que não é, em absoluto, a sua vocação, o Michelin Pilot Sport 4 deu muito boa conta de si

Ainda à espera da sua estreia como equipamento de origem (está já homologado por marcas como a Audi, a Ford ou a Volvo), o Pilot Sport 4 está à venda no mercado de substituição desde Janeiro deste ano, em medidas que vão dos 205 mm aos 275 mm, com perfins entre 35 e 45, e destinados a jantes de 17”, 18” e 19”. À excepção de duas, todas as medidas adoptam o índice velocidade (Y) – mais de 300 km/h – e o limite máximo de carga. Os preços são os mesmos que já eram praticados pelo Pilot Sport 3, novas medidas chegarão em Setembro, estando reservada para 2017 a chegada das medidas destinadas às jantes de 20” e 21”.

Qual é a sua reação?
Excelente
100%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon