CompararComparando ...

Richard Mille aquece os motores

Artigo
Richard Mille aquece os motores

Com a nova temporada de Formula 1 prestes a arrancar, a Richard Mille posicionou-se na pole position do pelotão relojoeiro – ao tornar-se na cronometrista oficial tanto da cinquentona McLaren-Honda como da novel escuderia Haas. A dupla associação à disciplina máxima do desporto motorizado acentua ainda mais a auréola de vanguardismo da jovem marca de alta-relojoaria contemporânea, fundada em 2001 e conhecida pelas soluções tecnológicas de ponta em relógios que estão apenas ao alcance de uma clientela exclusiva. Como os milionários pilotos de Fórmula 1.

Já se sabia disso, mas a prova pública foi dada numa recente conferência de imprensa no McLaren Technology Center preparada com grande sigilo. Richard Mille e Ron Dennis deram o mote perante um restrito lote de convidados e anunciaram um acordo de 10 anos – e depois surgiu Jensen Button, de quem Richard Mille disse ser um cliente regular e de longa data dos seus relógios. Ora, Jenson Button tem sido patrocinado por outras marcas relojoeiras ao longo da última década…

Perante tradicionais manufaturas seculares, a Richard Mille apresenta uma história muito recente, mas que tem sido pejada de galardões e feitos técnicos inéditos. Para além de uma estética resolutamente modernista, que abriu uma nova via na relojoaria, os relógios Richard Mille desbravaram novos caminhos no recurso a materiais inéditos e na utilização de complicações mecânicas. A badalada parceria com consagrados campeões também contribuiu para a sua auréola de prestígio, e até aos dias de hoje ninguém conseguiu conceber um relógio dotado de turbilhão (complicação relojoeira por excelência, extremamente sensível) que pudesse ser submetido a acelerações tão extremas como as que sucedem no pulso do campeoníssimo de ténis Rafael Nadal, cujo RM27-02 – com pouco mais de 20 gramas de peso e um preço de quase 800 mil euros – apresenta um mecanismo dotado de turbilhão capaz de aguentar acelerações até 5000 g. Mas o primeiro embaixador da marca até foi um piloto de Formula 1 do qual Richard Mille é amigo pessoal: Felipe Massa.

Comparativamente com a década e meia de vida da marca Richard Mille, a McLaren cumpre o seu 50º aniversário em 2016 – e apresenta um currículo recheado de 20 títulos mundiais e 182 Grandes Prémios, tendo tido a TAG Heuer como cronometrista oficial ao longo de 30 anos. A nova associação implica a colocação do logótipo da Richard Mille no MP4-31 que irá disputar o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 deste ano e a utilização de relógios da marca por parte de Fernando Alonso e Jenson Button, estando prevista a criação de uma linha específica de modelos dedicados à parceria e com caraterísticas técnicas de exceção. Ansiosamente à espera desses novos modelos, Jenson Button utilizou na conferência de imprensa um RM011-FM Felipe Massa ‘Black Night’ em fibra de carbono com cronógrafo fly-back, calendário anual ajustável e função countdown.

Richard Mille é um admirador de longa data da McLaren e possui na sua vasta coleção de bólides de Formula 1 vários exemplares vintage da escuderia atualmente sedeada em Woking. “A parceria com a McLaren diz-me muito porque ainda recordo vivamente o fato de ter sido o primeiro construtor a introduzir uma monocoque totalmente em fibra de carbono na Fórmula 1, em 1981; foi uma tecnologia revolucionária e eu, duas décadas depois, consegui adotar a mesma solução técnica às caixas e à base dos mecanismos dos nossos relógios. A casa Richard Mille personifica a essência do desporto motorizado; dedicamo-nos aos desafios mecânicos mais extremos e sempre nos inspirámos nos conceitos e materiais usados na Formula 1”, comentou Richard Mille.

O habitualmente circunspecto Ron Dennis também se revelou contente com a nova associação: “O fato de a Richard Mille se ter estabelecido na vanguarda do mundo relojoeiro ao cabo de uma década e meia é um atestado à sua visão e determinação. A parceria de 10 anos revela que acreditamos na mais-valia de acordos de longa duração e dos benefícios daí resultantes. Partilhamos o mesmo ADN relacionado com a paixão pelo design, tecnologia e estética”, confessou o patrão da McLaren. Curiosamente, a assinatura do contrato foi feita com a caneta Richard Mille RMS05 – cujo preço anda à volta dos 88 mil euros e que Richard Mille ofereceu a Ron Dennis logo de seguida.

Apercebi-me desse pormenor e perguntei a Richard Mille se Ron Dennis estava a par do preço de tão extraordinário instrumento de escrita. Riu-se e disse-me: “Nunca revelo o preço dos presentes que ofereço”. A caneta RMS05 apresenta um mecanismo inspirado nos calibres relojoeiros para fazer deslizar a ponta para fora e para dentro da monocoque em carbono. Raramente uma assinatura de um acordo foi feita com algo tão adequado à natureza do contrato…

A ligação da Richard Mille à Formula 1 não se ficou pelo McLaren Technology Center. Na semana seguinte foi anunciada uma segunda parceria, desta feita com a Haas F1 Team, primeira escuderia dirigida por americanos na disciplina máxima do desporto motorizado ao cabo de trinta anos. E o mercado americano é importante para Richard Mille: “A equipa Haas F1 Team entra na Fórmula 1 assente nos seus anos de experiência na Nascar e gostamos de trabalhar com gente entusiasta. Eles lançaram-se numa nova aventura, tal como nós gostamos de nos lançar em novas aventuras relojoeiras. E também era importante continuarmos a apoiar o nosso embaixador Romain Grosjean”. Ei-lo, na imagem, com o novo modelo RM 011 Red TPT.

O piloto francês é embaixador da marca desde 2014 e tem mesmo um modelo Richard Mille excecional com o seu nome elaborado quando corria pela Lotus – o RM50-01 lotus F1 Team Romain Grosjean com caixa em ouro e carbono NTPT, turbilhão, cronógrafo e sensor g com um preço à volta dos 900 mil euros! “Nenhuma marca relojoeira reflete tão bem o universo da Fórmula 1”, diz Romain Grosjean – com quem estive em Londres no final do ano passado, tendo tido a oportunidade de fotografar o seu relógio no meu pulso.

E como não há duas sem três, a Richard Mille voltou a surpreender com outro anúncio ainda mais recente. Depois da McLaren e da Haas, no âmbito da Formula 1, revelou uma nova parceria com a Aston Martin – com o fito de criar uma nova linha em colaboração com a equipa de design da escuderia britânica, que tem Marek Reichman como diretor criativo. O acordo inclui a participação no campeonato do Mundo de Endurance, nas 24 Horas de Le Mans e nas 24 Horas de Nurburgring. Pelos vistos, Richard Mille não quer parar de carregar no acelerador…

Miguel Seabra (no McLaren Technology Center)
Espiral do Tempo

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon