CompararComparando ...

Nova Renault Grand Scenic no final do ano

Artigo
Nova Renault Grand Scenic no final do ano

Já foram reveladas pela Renault as primeiras imagens, e as principais características técnicas, da nova Grand Scenic, modelo que chegará ao mercado até ao final deste ano. Visualmente marcado pelos farolins verticais traseiros específicos e pelas jantes de 20” propostas de série (com pneus de medida 195/55, para reduzir a resistência ao rolamento, logo, os consumos e as emissões), o monovolume francês destaca-se ainda pelo seu maior porte: assente na plataforma CMF C/D (a mesma que serve o Talisman e a Espace), é 240 mm maior do que o é Scenic e, face à sua anterior geração, cresceu 75 mm em comprimento, 20 mm em largura, 15 mm em altura e 35 mm entre eixos, contando ainda com vias mais largas 59 mm na frente e 44 mm atrás.

Como seria de esperar, o habitáculo é um dos principais trunfos da nova Grand Scenic, desde logo por poder transportar até sete passageiros. Por seu turno, o banco do passageiro dianteiro pode rebater para servir de mesa; os bancos da segunda fila são deslizantes e rebatíveis na proporção 60/40 (para aumentar o volume da mala, que na configuração de cinco lugares, oferece uma capacidade que varia entre 718 litros e 886 litros); e os bancos da terceira fila escamoteáveis. Graças ao sistema Modularidade One Touch, o rebatimento dos bancos da segunda fila pode ser efectuado automaticamente, ou através do ecrã a cores de 8,7” do sistema de infoentretenimento R-Link 2, ou de um comando específico, existente para o efeito na bagageira.

Para incrementar a funcionalidade, são propostas soluções como a consola central deslizante Easy Life, que prolonga a consola central na sua posição mais avançada, ou pode servir também os passageiros traseiro na sua posição mais recuada (conta com um compartimento de arrumação de 13 litros, e ainda 2 tomadas USB, uma entrada para cartões SD e uma tomada de 12 Volt na face dianteira, e 2 tomadas USB e uma tomada de 12 Volt na secção posterior); ou a gaveta Easy Life iluminada e refrigerada, com 11,5 litros de capacidade, localizada defronte do passageiro dianteiro. No total, a nova Grand Scenic oferece um total de 63 litros em espaços de arrumação adicionais.

A oferta de motores é composta por cinco opções Diesel e duas a gasolina, estas última a cargo as unidades TCe de 115 cv e TCe de 130 cv, ambas combinadas com uma caixa manual de seis velocidades. Já as opções Diesel passam pelo dCi de 110 cv com caixa manual de seis velocidades; pelo Energy dCi de 110 cv com caixa pilotada de dupla embraiagem EDC com sete relações; pelo Energy dCi 130 com caixa manual de seis velocidades; e pelo Energy dCi 160 com caixa EDC de seis velocidades. Novidade absoluta, a variante dCi 110 Hybrid Assist, com 110 cv, caixa manual de seis velocidades e um pequeno gerador eléctrico alimentado por uma bateria de 48 Volt, que recupera a energia da travagem e auxilia nos arranques, para reduzir consumos e emissões.

Referência final para a aposta da Renault em dotar a nova Grand Scenic de evoluídas soluções tecnológicas, sendo disso exemplo o sistema Multi-Sense; o head-up display a cores; o sistema de Travagem Activa de Emergência com detecção de peão (proposto de série e único no segmento); o sistema de manutenção na faixa de rodagem; o sistema de detecção de fadiga; o cruise-control adaptativo; a travagem de emergência activa; o alerta de transposição de faixa de rodagem; o  alerta de distância de segurança; o sistema de reconhecimento de sinais trânsito; o sistema de monitorização do ângulo morto; a câmara marcha-atrás; os auxiliares de estacionamento dianteiro, traseiro e lateral; e o sistema de estacionamento automático Easy Park Assist.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon