CompararComparando ...

Jaguar Land Rover processa Jiangling

Artigo
Jaguar Land Rover processa Jiangling

A Jaguar Land Rover processou os chineses da Jiangling Motor por cópia do Range Rover Evoque, primeiro modelo da Land Rover produzido na China. A notícia foi avançada pelo Automotive News Europe, que refere ainda que o processo, apresentado num tribunal de Chaoyang, alega violação de direitos de autor e concorrência desleal, sendo o protagonista do episódio o Landwind X7, SUV apresentado no final de 2014, e lançado no mercado chinês em 2015.

As semelhanças entre o modelo chinês e o Evoque são por demais evidentes, embora o Landwind X7 custe cerca de um terço do Range Rover, e as ligeiras difrenças existentes entre ambos sejam facilmente elimináveis através de um kit que custa cerca de quinze euros, e que inclui uma imitação da grelha do Evoque e os logos da marca britânica. Para já, a Jaguar Land Rover conseguiu impedir a venda do Landwind X7 no Brasil, país em que a Jiangling nomeou recentemente um importador.

De salientar que esta é uma iniciativa que os fabricantes de automóveis raramente adoptam naquele que é o maior mercado automóvel do mundo, apesar de a cópia não autorizada ser relativamente vulgar por aquelas paragens. A explicação para tal reside nas reduzidas hipóteses de sucesso, e no tempo que tais acções costumam demorar – a Honda é disso mesmo exemplo, e teve de esperar doze anos para vencer um processo idêntico, por cópia do CR-V, e mesmo assim obtendo como indemnização não mais do que cerca de 5% do valor inicialmente pedido.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon