CompararComparando ...

Novo Ford Ka+ chega no final do ano

Artigo
Novo Ford Ka+ chega no final do ano

A Ford acaba de desvendar o Ka+, o seu novo citadino destinado ao mercado europeu, que já poderá ser encomendado durante o presente mês de Junho, tendo as primeiras entregas a clientes agendadas lá mais para o final do ano. O amplo espaço interior, a eficiência em termos de consumo e a dinâmica de condução prometem ser os trunfos maiores num modelo que marca ainda por ser proposto a preços acessíveis, e que em Portugal se iniciam nos €10 670.

Com linhas exteriores inspiradas nos ditames da mais recente linguagem estilística da Ford, aqui se destacando a grelha trapezoidal e as ópticas dianteiras de formato alongado, o Ka+,
ao contrário do que acontece com o Ka (que partilha com o Fiat 500 a plataforma e apenas conta com uma carroçaria de três portas), será disponibilizado somente com cinco portas e assenta na plataforma global da Ford destinada a modelos de pequenas dimensões. Ainda assim, a marca da oval azul garante que, com um comprimento de 4 metros (um pouco menos do que o do Fiesta, sendo 29 mm mais alto do que este), oferece uma habitabilidade suficiente para acomodar cinco passageiros.

Já a bagageira conta com 270 litros de capacidade, e pode ser ampliada através do rebatimento assimétrico do banco traseiro, existindo ainda no habitáculo 21 espaços destinados à arrumação de pequenos objectos. Neste particular, menção para o MyFord Dock, colocado no topo e ao centro do tablier, e onde é possível arrumar, colocar e recarregar dispositivos móveis, como sejam telemóveis e sistemas de navegação portáteis; e para o compartimento a que apenas é possível quando aberta a porta do condutor, ideal para albergar pertences mais valiosos.
Para simplificar ao máximo a oferta, está disponível um único motor, o 1.2 a gasolina da família Duratec, derivado do 1.25 conhecido do Fiesta, mas dotado de uma electrónica específica, nas suas derivações de 70 cv e 85 cv. A caixa é manual de cinco velocidades, os pneus são de baixo atrito e a aerodinâmica foi alvo de particulares cuidados, tudo com o intuito de alcançar a maior eficiência possível, traduzida num consumo médio anunciado, no ciclo combinado, de 5,0 l/100 km.

Em Portugal, o Ka+ será proposto com dois níveis de equipamento, cada qual destinado a cada um dos motores disponíveis. Ambos incluem já ar condicionado manual; sistema Ford Sync com sistema AppLink; sistema Ford MyKey (permite ao proprietário definir a velocidade máxima passível de atingir pelo veículo, os limites do volume do sistema de som, e que os recursos de segurança não são desactivados), vidros dianteiros e retrovisores exteriores eléctricos; seis airbags; ESP com assistente aos arranques em plano inclinado; limitador de velocidade; e sistema Ford Easy Fuel. A variante de 85 cv permite acrescentar a esta lista elementos como o ar condicionado automático; o volante em couro; o cruise control; os bancos dianteiros aquecidos; os sensores de estacionamento traseiros, os vidros traseiros escurecidos de comando eléctrico; os espelhos aquecidos e rebatíveis electricamente; e as jantes de liga leve de 15″.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon