CompararComparando ...

Toyota continua a ser a marca automóvel mais valiosa do mundo

Artigo
Toyota continua a ser a marca automóvel mais valiosa do mundo

A Millward Brown acaba de publicar a edição de 2016 (e décima primeira da sua existência) da lista das cem mais valiosas marcas do mundo. No que diz respeito apenas ao sector automóvel, a Toyota continua a ocupar o primeiro lugar, tendo sido avaliada em 25,8 mil milhões de euros, o que representa um progresso de 2% relativamente ao ano passado.

Aliás, face a 2015, as primeiras sete posições da tabela não se alteraram. No segundo lugar surge a BMW (23,5 mil milhões de euros), seguida da Mercedes-Benz (19,9 mil milhões de euros); da Honda (11,5 mil milhões de euros); da Ford (11,4 mil milhões de euros); da Nissan (10 mil milhões de euros); e da Audi (8,3 mil milhões de euros). O oitavo posto é agora pertença da Land Rover (4,1 mil milhões de euros), que subiu uma posição, seguindo-se-lhe duas novas entradas: a da Porsche (3,8 mil milhões de euros), para o nono lugar, e a da Tesla (3,8 mil milhões de euros), que feche o lote das dez primeiras.

Quem sofreu um forte revés foi a VW, devido ao escândalo das emissões. A sua quebra de imagem e confiança em mercados como o dos EUA, e a queda acentuada das suas acções., levou-a a perder o oitavo lugar ocupado em 2015, já nem constando do Top 10 em 2016.

O ranking elaborado pela Millward Brown assenta em milhões de entrevistas realizadas junto de consumidores, por forma a avaliar a percepção que as marcas têm junto do públicao, e em dados fornecidos por diversas entidades, como a Bloomberg, por forma a analisar o desempenho financeiro e comercial das empresas, e as suas variações regionais. No topo da classificação geral estão três empresas de tecnologias: Google (avaliada em 262, 5 mil milhões de euros, ascendeu este ano ao primeiro lugar), Apple (trocou de posição com a sua arqui-rivcal, valendo 200,5 mil milhões de euros) e Microsoft (107 mil milhões de euros).

Quanto ao posicionamento das marcas de automóveis na tabela das cem mais valiosas, a Toyota é 28ª, a BMW 33ª, a Mercedes-Benz 39ª, a Honda 74ª; a Ford 75ª; e a Nissan 92ª. Como curiosidade, refira-se que, face a 2015, o valor conjunto das dez marcas de automóveis mais valiosas do mundo desceu 3%, para 122,7 mil milhões de euros.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon